Home Grande Florianópolis Atletas da região convocados para Copa Pan Americana de Marcha Atlética

Atletas da região convocados para Copa Pan Americana de Marcha Atlética

Lista divulgada pela CBAT contempla quatro catarinenses

por Redação
0

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), divulgou nesta quinta-feira (01), os nomes dos convocados para a Copa Pan Americana de Marcha Atlética. O evento acontece nos dias 8 e 9 de maio, em Guayaquil, no Equador. A lista inclui seis catarinenses dentre os quais, quatro são da região do Vale. Dois de Balneário Camboriú e dois de Blumenau.

Jovem promessa de Balneário Camboriú

Heron Rodrigues Miranda, 18 anos é natural de São Lourenço do Oeste. Atualmente mora em Balneário Camboriú, e disputa os 10 quilômetros da categoria sub-20. Heron ingressou no Atletismo aos 15 anos e, comemora sua segunda convocação. “Estou muito feliz por poder representar a Seleção Brasileira pela segunda vez. Minha expectativa é conseguir o índice Pan americano que é 45 minutos 43 segundos.  Minha melhor marca em 2020 foi 47 minutos 28 segundos”, relata.

Heron foi 3º colocado no Brasileiro de 2019. Em 2020, na Copa Brasil, que aconteceu em Recife, mesmo não sendo favorito, o catarinense, conquistou o título. Com isso, o atleta garantiu vaga para o Sul americano de marcha atlética de 2020, que aconteceu em Lima, no Peru.

Heron é atleta desde os 15 anos. Foto: Wagner Carmo (CBAT)

Multi campeã e experiente

Outra convocada da região é Emily Pistor de 26 anos. Ela disputa os 20 quilômetros na categoria adulto. No currículo da atleta, são muitas conquistas e a quarta vez que é chamada para a seleção nacional. Sendo a segunda, para a equipe adulta.

Emily foi vice-campeã da Copa Brasil de Marcha Atlética que aconteceu em Bragança Paulista, interior de São Paulo. O desempenho da catarinense garantiu a convocação. Emily e Heron, são treinados pelo técnico Diogo Gamboa, de Balneário Camboriú.

Matheus Gabriel de Liz Corrêa bateu o recorde brasileiro. Foto: Divulgação CBAT

Outros nomes

Outros atletas de Santa Catarina, que aparecem na lista, são de Blumenau. Bruna Batista de Oliveira, que compete nos 10 quilômetros, da categoria sub-20 e Matheus Gabriel de Liz Correa nos 20, na categoria adulto.

Matheus bateu o recorde brasileiro Sub-20 na prova de 10 quilômetros, em 2018. O atleta disputou a Copa do Mundo da modalidade em Taicang, na China, onde obteve o tempo de 42 minutos e 26 segundos. Bruna disputou, em fevereiro de 2020, a Copa Brasil de Marcha Atlética. Em Recife, Pernambuco, obteve a terceira colocação nos 10 quilômetros sub20.