O Avaí é o novo campeão de Santa Catarina. Na tarde desta quarta-feira (26), o Leão da Ilha empatou com a Chapecoense para conquistar mais uma taça Estadual.
Giovanni, aos 26 do segundo tempo da partida, marcou o gol que praticamente sacramentou o título em plena Arena Condá. No último lance, o artilheiro Perotti ainda empatou o jogo para a Chape, mas já era tarde. Na ida, o Leão da Ilha havia vencido por 2 a 1 e por isso só precisava de um empate no Oeste para fazer a festa.
Com o resultado, o Avaí conquista o 18° título de sua história. O Leão da Ilha iguala ao Figueirense como o maior campeão estadual. Essa foi a primeira taça de campeão catarinense levantada pelo Avaí fora da capital.
O jogo
O Avaí começou um pouco melhor, mas foi a Chape quem dominou o primeiro tempo. Fabinho, da Chapecoense conseguiu finalizar em três ocasiões, forçando Gledson a realizar milagres. Uma das bolas chegou a pegar na trave.
Apesar de Claudinei Oliveira escalar um time ofensivo, a equipe do Leão da Ilha não chutou no gol e ficou abaixo das expectativas. Na primeira etapa o goleiro Keiller nem suou a camisa, pois não foi exigido.
Segunda etapa
Os times voltaram a campo com mudanças de postura. Claudinei sacou Valdívia e Junior Dutra, dando lugar à Vinícius Leite e Renato, enquanto Mozart tirou Léo Gomes para a entrada de Moisés.
As mudanças suritram efeito, e dos pés de Renato saiu o passe que decidiu a partida, aos 25 minutos do segundo tempo. Após lançamento do zagueiro Alemão e escorada de Getúlio, Renato conduziu pela direita ofensiva e cruzou para Giovanni marcar o gol decisivo.
Com a vantagem por dois gols no placar, a equipe azurra apenas matou tempo até o fim da partida. Ainda sobrou tempo para Perotti empatar no último lance de jogo, aos 51, em gol que de nada adiantou. A festa é do Avaí no Oeste.