Home Campeonato Catarinense Barra anuncia ex-técnico do Athletico-PR para a Série B

Barra anuncia ex-técnico do Athletico-PR para a Série B

Novo treinador construiu carreira na Europa

por Álvaro José
0

O Barra FC divulgou os dois primeiros nomes do clube para a temporada de 2021. O grande destaque é a chegada do experiente técnico Fabiano Soares. O comandante de 54 anos construiu carreira na Europa e, em 2017, chegou a dirigir o Athletico-PR no Campeonato Brasileiro. Junto com o treinador, a equipe do Litoral também apresentou o novo executivo de futebol, Felipe Albuquerque, 35. O anúncio ocorreu na tarde desta sexta-feira (16). O principal desafio para a dupla é o acesso à primeira divisão catarinense, prioridade do time no ano.

Sobre o novo comandante
Fabiano Soares é carioca e chega a Balneário Camboriú na terça-feira (20). Atualmente o técnico está em Portugal, onde reside com a família. O treinador, que iniciou a carreira na década de 80 no Botafogo, do Rio de Janeiro, comentou sobre as perspectivas à frente do time litorâneo.  “É um clube com projeto sério, com margem de crescimento grande. Estou muito feliz. Tenho certeza que será uma união vitoriosa e duradoura. Agradeço ao Barra por oportunizar essa volta ao futebol brasileiro”, relata.

“É um clube com projeto sério, com margem de crescimento grande. Estou muito feliz. Tenho certeza que será uma união vitoriosa e duradoura”, Fabiano Soares, novo técnico do Barra

Carreira construída na Europa
Fabiano Soares tem carreira vitoriosa no Velho Continente. Como atleta e treinador, o carioca atuou nas principais divisões de acesso das ligas Portuguesa e Espanhola. Em 2018, recebeu da UEFA PRO, a entidade máxima do futebol europeu, a licença de treinador, qualificação destinada aos clubes da elite. No Brasil, disputou o Campeonato Brasileiro de 2017 como técnico do Athletico-PR, conquistando vaga para a Copa Sul Americana em 2018. O Furacão, já sem Fabiano no comando, acabou campeão daquela edição.

Fabiano Soares comandou o Athletico no Brasileirão de 2017

Executivo de futebol estreia em Santa Catarina

Felipe Albuquerque vai trabalhar pela primeira vez um time catarinense. Ele iniciou a carreira no Vila Nova de Goiás. Em 2020 conquistou com o Paysandu o 48° título do Campeonato Paraense. O jovem executivo destaca o objetivo no Barra. “Venho com um projeto de longo prazo. Nosso primeiro objetivo é o acesso à elite do futebol catarinense. Já iniciamos o trabalho e juntos vamos conquistar bons resultados”, conclui.

Felipe Albuquerque dirige pela primeira vez um time catarinense. Fotos: Divulgação/Barra FC

A trajetória do dirigente

Felipe Albuquerque é formado em Gestão de Futebol pela CBF Academy e pós-graduado como Diretor Técnico de Futebol na Universidade Europeia. Ele chega com a missão de cuidar do relacionamento do clube com o mercado do futebol, comissão técnica e atletas, categorias de base. Além disso, contatos com a Federação Catarinense e a CBF serão responsabilidades do mandatário. Atualmente, é diretor relator da Abex, Associação Brasileira dos Executivos de Futebol.