Home Campeonato Catarinense Barra FC se apresenta para temporada e revela planos para Catarinense 2022 e construção de estádio

Barra FC se apresenta para temporada e revela planos para Catarinense 2022 e construção de estádio

Pescador disputará pela primeira vez a Série A do estadual

por Lucia Chaves
0

O Barra FC se apresentou para a temporada 2022 e revelou os planos para a disputa do Campeonato Catarinense. O evento realizado em Balneário Camboriú contou com representantes do clube, políticos, empresários e jornalistas. O diretor-executivo do Barra, Felipe Albuquerque, revelou nomes que devem compor o elenco do time para o Estadual, enquanto o presidente, Bene Sobrinho, trouxe detalhes da construção do estádio e CT.

Expectativa para Campeonato Catarinense

Com apenas oito anos de existência, o Barra alcançou a primeira divisão do estado com uma campanha invicta e derrotando o rival Camboriú na final da Série B. Para a temporada 2022, Felipe Albuquerque revelou as expectativas do clube. “São as melhores possíveis, sabemos das dificuldades do Campeonato Catarinense, curto e de altíssimo nível. A gente está muito feliz e motivado, buscando formar a melhor equipe possível”.

Sobre a montagem do elenco, ele explicou que o Pescador terá três características: a renovação da equipe campeã da Série B do Catarinense 2021, o aproveitamento de alguns atletas da base, DNA do Barra, e contratação de reforços. “Vamos com o pé no chão, primeiro buscando a permanência, depois a classificação. Matheus Santana, Cleyton e Joãozinho permanecem e Diego Ceará retorna”, revela.

O executivo conta que a comunidade tem abraçado o Barra e um dos fatores é a juventude do clube, pois a cidade de Balneário também é jovem. “Tem essa identidade de formação. O Barra é um clube promissor como a cidade. Óbvio que uma torcida não se forma do dia para a noite, vai ser um desafio longo, mas é muito mais fácil formar uma torcida tendo um time competitivo e vitorioso”, ressalta.

Felipe Albuquerque em entrevista ao repórter do EsporteSC Luiz Mendes

Planejamento da construção do estádio e CT

O CT é um sonho que vem desde o início do Barra, revela o presidente, Bene Sobrinho. Ele conta ainda saber que para se tornar um clube-empresa, precisava de ferramenta e de estrutura. “É uma realização muito próxima de um sonho muito bem definido. Adquirir uma área que nos dá espaço físico para tudo aquilo que a gente precisa. Vamos ter um estádio para 5 mil pessoas, quatro campos de treinamentos, área de alojamento para mais de 140 atletas, salas para fisioterapia e musculação, escola, refeitório e área administrativa”.

Alemão diretor de base do Barra, Sebastian Backer

Como clube-empresa, o Barra vai bancar o estádio, revela o presidente. Ele entende que não deve ter nenhum vínculo com o poder público. “Queremos agregar valor à região. Futebol profissional não se deve fazer com dependência de poder público, mas entendo que alguns clubes ainda precisam dessa manutenção”. Bene explica que o futebol moderno deve ter o máximo de independência. “No momento de novos clubes e novas gestões, quanto mais livre de relação com o poder público melhor há mais autoridade e segurança de fazer as coisas e não ficar dependente de nada”, ressalta.

Local do novo estádio

Os projetos já estão prontos, agora o Barra está no aguardo da definição de laudos e autorizações de obra, provavelmente em janeiro de 2022 ou fevereiro começa a obra, segundo o presidente. ”Estamos calculando em torno de 24 a 30 meses até a conclusão de tudo, não pretendemos usar nenhuma instalação antes de pronta. No caminho de Balneário para Itajaí nós temos um futuro acesso da Praia Brava, que vai ser no bairro da Canhanduba, nossa área foi adquirida nessa região e pertence ao município de Itajaí”, explica.

Presidente do Barra. Bene Sobrinho

Relação com Marcílio Dias

Enquanto o CT e o estádio do Barra não ficam prontos, o clube alugou as instalações do Marcílio Dias. Bene revela o sentimento de gratidão que tem pelo Marinheiro. “Somos muito gratos ao Marcílio Dias e a compreensão da diretoria de entender que o Barra não é um concorrente. Temos gratidão por podermos usar as instalações e futuramente as nossas estarão à disposição deles sem nenhuma concorrência extracampo”, enfatiza. “Marcílio é um clube de 100 anos e claro que agora na mesma divisão vamos jogar dentro de campo, mas nunca seremos um Marcílio Dias”, ressalta.

Prefeito de Balneário Camboriú diz que a cidade vive momento especial

O prefeito da cidade, Fabrício Oliveira, também esteve presente no evento. O político relatou que Balneário Camboriú passa por um momento muito especial. “A sede do futebol catarinense está aqui, única no Brasil fora da capital. Somos o metro quadrado mais valorizado, temos os edifícios mais altos da América Latina, somos a cidade mais saneada de Santa Catarina, somos número um em cidade inteligente”, diz. “Estamos realizando o maior alargamento da América Latina, entre as três cidades mais felizes do país e a primeira de Santa Catarina, temos o melhor IDH do estado e hoje temos o Barra na primeira divisão”, continua.

Fabrício ainda expressou o sentimento que sente pelo Barra. “É um motivo de orgulho, simboliza muito a autoestima, desenvolvimento e envolvimento com a sociedade”, finaliza.

Fotos: Álvaro José