A equipe do Brusque Basquete começou com o pé direito sua jornada na Liga Ouro Nacional. Jogando em casa, diante do Cerrado (DF), o time fez uma grande partida e venceu o adversário por 82 a 75 na Arena Brusque. No outro jogo da noite, a equipe da Apab|Blumenau, segundo catarinense na disputa, venceu o Brasília por 64 a 57 no ginásio Galegão, em Blumenau.
Os times voltam a jogar agora na quinta-feira (1). Brusque recebe Brasília em jogo programado para as 20h na Arena. Um pouco mais tarde, às 20h15, Blumenau duela diante do Cerrado no Galegão.
O jogo
Com uma equipe totalmente reformulada, o Brusque Basquete tinha apenas o pivô Fernandão entre os conhecidos da torcida que estrearam jogando na partida. E foi do grandalhão jogador os primeiros dois pontos do duelo e de Brusque na competição. Cesta precisa na subida entre dois jogadores adversários.
Com jogadores mais leves do que nas temporadas anteriores, o basquete de Brusque mostrou velocidade na frente para construir o placar, após o Cerrado virar o jogo em 7 a 4, ainda no começo do confronto, no único momento em que o time de Brasília esteve à frente.
Atacando bem e preciso nas saídas rápidas de bola, o time do técnico Alexandre Barros, o Bicudo, mostrou bastante organização, teve poucos erros, e logo tomou conta do placar. A equipe finalizou o fim do primeiro quarto com 10 pontos de vantagem: 24 a 14.
No segundo período, o Cerrado chegou a tentar esboçar reação, diminuiu a diferença para cinco pontos, mas as bolas de três fizeram a diferença para Brusque, que voltou a dilatar o marcador e construiu uma vantagem ainda maior. O time foi para o intervalo com 40 a 27 no placar.
Nem as trocas do técnico Bicudo, para rodar o elenco, fizeram com que a equipe de Brusque perdesse o ritmo na maior parte dos dois períodos finais. A vantagem ao fim do terceiro quarto se manteve a mesma, 13 pontos, com parcial de 61 a 48. Já no último período, a 6 minutos do fim, a diferença passou para quase 20 (72 a 54).
Nos 5 minutos finais, a equipe teve seu único momento de queda na partida, o que fez com que o time adversário ainda chegasse mais próximo do placar final, nada que assustasse, no entanto, a boa vitória do time brusquense, que finalizou o jogo em 82 a 75.
Para o técnico Bicudo, uma vitória que alivia e dá moral para a sequência da competição. “No ano passado, só fomos vencer a primeira partida na 11ª rodada, e hoje estreamos muito bem, sem sofrer riscos, diante um time que tem muita qualidade, e em apenas 13 dias de trabalho. Isso nos deixa muito esperançosos para a sequência da competição”, destaca.