Após nove anos consecutivos de participação, o Basquete Feminino de Blumenau (BFB) anunciou que não irá disputar a Liga Nacional de Basquete Feminino (LBF CAIXA) na temporada 2026. A decisão foi comunicada oficialmente pelo clube e ocorre em meio a dificuldades financeiras enfrentadas nos últimos dois anos.
Atual campeão catarinense, título conquistado de forma invicta, o BFB destacou que a principal razão para a saída da principal competição do basquete feminino nacional é a falta de segurança financeira para manter o projeto em alto nível competitivo.
Em nota oficial, o clube explicou que vem sofrendo com a escassez de patrocinadores, o que compromete a manutenção das atividades em todas as categorias. Ao longo de 2025, segundo o pronunciamento, a entidade realizou uma série de ações para melhorar sua arrecadação, incluindo avanços na organização documental para captação de recursos via patrocínios diretos, leis de incentivo ao esporte – tanto federais quanto estaduais – e junto ao Comitê Brasileiro de Clubes.
Atualmente, o BFB possui projetos aprovados e liberados para captação por meio do ICMS e do Imposto de Renda. No entanto, de acordo com o clube, a maior dificuldade tem sido viabilizar parcerias com empresas dispostas a investir por meio da dedução do Imposto de Renda.
Diante desse cenário, em reunião extraordinária realizada no dia 19 de dezembro, a diretoria decidiu pela não participação na LBF 2026. O clube classificou a decisão como “difícil, mas necessária” para garantir a continuidade do projeto, sempre respeitando seus princípios estatutários e éticos.
Confira a nota do Basquete Feminino de Blumenau na íntegra:
“O Basquete Feminino de Blumenau – BFB, vem enfrentando dificuldades financeiras nos últimos 2 anos por conta de falta de patrocinadores para viabilizar a manutenção das despesas de suas atividades em todas as categorias.
Ao longo de 2025, muito trabalho foi realizado para melhorarmos nossa arrecadação, com avanços importantes na estruturação documental seja para Patrocínios diretos, Projetos de Lei Federal e Estadual de Incentivo ao Esporte e Comitê Brasileiro de Clubes.
Atualmente, contamos com diversos projetos de captação via ICMS e Imposto de Renda aprovados e liberados para captação, no entanto, especificamente em relação ao IR, temos encontrado grande dificuldade em viabilizar parcerias com empresas para aportarem em nosso projeto.
Sem segurança financeira necessária para a continuidade das atividades em alto nível competitivo, em reunião extraordinária realizada no dia 19/12, foi decidido que, após nove anos de participação consecutiva na Liga Nacional de Basquete Feminino a LBF, o Basquete Feminino de Blumenau – BFB, não participará da competição LBF CAIXA 2026, em razão da falta de segurança financeira para sustentar o projeto.
Foi uma decisão difícil mas necessária para a continuidade do projeto, sempre respeitando seus princípios estatutários e éticos.”
Foto: Fernando Moritz




