O campeão voltou. Em um jogão de basquete e num espetáculo proporcionado pela torcida em Joaçaba, a APAB Blumenau venceu a ABLUJHE por 70 a 58 e conquistou o título do Campeonato Catarinense Masculino de 2021. Este é o quarto título nas últimas cinco edições da principal competição do estado. A ABLUJHE fez uma partida digna de uma força das forças do basquete de Santa Catarina e conquistou sua segunda prata consecutiva.
Já o bronze ficou para o Basquete Joinville que retornou ao estadual em 2021 ao vencer a ADIEE / Avaí por 78 a 65. O cestinha da competição foi Willian Costa (ABLUJHE) e o destaque da competição foi Pedro Silva (APAB Blumenau).
A equipe do Vale do Itajaí conquistou o título invicto com nove vitórias, confirmando seu favoritismo após o título da Copa Santa Catarina em outubro e o vice-campeonato Brasileiro, em maio.
“O estadual é uma conquista muito importante para nós, para Blumenau, o time se preparou e contratou ótimos jogadores e que se entregaram na rotina de trabalho. Nós querendo fazer o melhor no dia-a-dia e chegar nessa final, um jogo duríssimo, o time de Joaçaba muito bem preparado, que lutou com tudo o que podia para vencer. Então é uma vitória importante, crescendo ao longo da competição, uma equipe formada para conquistar títulos estaduais e nacionais. Importante para todos nós, para a cidade, e que venha outras conquistas pela frente. E claro, sempre agradecendo à Federação nessa parceria com as equipes para todos podermos dar o nosso melhor”, falou o técnico André Germano, da APAB Blumenau, que conquistou seu primeiro estadual em Santa Catarina.
Já a ABLUJHE se consolida como uma das equipes do basquete catarinense. Com um trabalho de muita dedicação e apoio da torcida, a equipe do Meio-Oeste agora pleiteia uma vaga no Campeonato Brasileiro da CBB em 2022 e mostrou que tem força para fazer representar bem o estado na competição nacional.
“Se em 2016 me falassem que estaríamos fazendo uma final com o tanto de pessoas envolvidas, eu não acreditaria. Foi sensacional e agradeço à FCB por ter nos dado a oportunidade de trazer essa final para Joaçaba, a gente mostrar um pouco do que a gente faz. Óbvio que queríamos ganhar, mas apresentar o projeto para o Brasil e, especialmente, para a comunidade de Joaçaba, com a presença do prefeito da cidade, o reitor da Unoesc, só engrandece nosso projeto. Damos um passo de cada vez, sabemos que temos um grande processo para ser grandes como Blumenau, Joinville, mas estamos trabalhando para isso”, falou Renan Pazin, técnico da ABLUJHE.
O Campeonato Catarinense Masculino 2021 teve a participação de 12 equipes e 170 atletas inscritos no torneio que finalizará com 40 jogos. A competição é promovida pela Federação Catarinense de Basketball (FCB) em parceria com a Trimania.
Emoção até o fim
Dentro de quadra, a torcida embalou a ABLUJHE em um início muito equilibrado contra Blumenau no primeiro quarto. No segundo período, o time blumenauense imprimiu seu ritmo e abriu uma boa vantagem indo para o intervalo com 41 a 26 no placar.
Na volta do intervalo, a vantagem chegou a ser de 54 a 37 para a equipe do Vale, mas a ABLUJHE incendiou sua torcida, imprimiu seu ritmo e conseguiu diminuir a vantagem em uma corrida de 15 a 1, fazendo a diferença cair para três pontos na metade do último período, incendiando sua torcida.
Porém, Blumenau aproveitou seu vasto e experiente elenco para abrir vantagem novamente nos últimos minutos e retomar o título catarinense, o quarto em cinco anos.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1. lugar: APAB BLUMENAU;
2. lugar: ABLUJHE;
3. lugar: BASQUETE JOINVILLE;
4. lugar: ADIEE / Avaí / FME.
Destaque:
Pedro Silva – APAB BLUMENAU
Cestinha:
William Costa – ABLUJHE (156 pontos)
Assessoria de Comunicação – FCB