Home Futebol Matemática: o que o Avaí precisa para subir?

Matemática: o que o Avaí precisa para subir?

Situação do Leão da Ilha ainda é favorável

por Matheus Deichmann
0

Brigando pelo acesso desde o início do Campeonato Brasileiro da Série B, o Avaí tenta superar a goleada sofrida por 4 a 0, para o Guarani, em Campinas (SP) e voltar ao G4. Para isso, o Leão da Ilha tem confronto diante do Náutico neste domingo (21), às 19h, em Recife.

Com a vitória do Bugre, o time assumiu a quarta colocação, com 59 pontos, atrás de Goiás, com 61, seguido por Avaí, com 58 e CRB, com 56. Os dois primeiros, Botafogo e Coritiba, já estão garantidos na Série A de 2022, enquanto os quatro citados brigam por duas vagas. Confira a tabela completa:

O detalhe mais favorável ao Avaí é que Guarani e Goiás se enfrentam nesta rodada, em Campinas, na segunda-feira (22). Ou seja, pelo menos um dos dois perderá pontos, para felicidade do torcedor azurra. Portanto, basta vencer as duas partidas, contra o Náutico, fora, e Sampaio Corrêa, em casa, que o Leão estará na elite novamente.

Se não vencer as duas?

Pelo menos uma das duas partidas que restam tem de terminar com a vitória azul e branca, caso o contrário, o Leão vai precisar de muita sorte. Se vencer apenas uma, tem que torcer para o CRB não ganhar suas duas partidas, o Guarani somar no máximo 2 pontos e o Goiás 1.

Para simplificar, se o Avaí fizer…

6 pontos – sobe
4 pontos – duas das seguintes situações deve ocorrer: Goiás perder as duas, Guarani não vencer nenhuma, CRB não vencer pelo menos uma.
3 pontos – duas das seguintes situações deve ocorrer: Goiás perder as duas, Guarani não vencer nenhuma e CRB perder ao menos uma.
2 pontos – duas das seguintes situações deve ocorrer: Goiás perder as duas, Guarani empatar uma e perder outra e CRB não vencer nenhuma.
1 ou nenhum ponto – não sobe

Foto: André Palma Ribeiro/AFC