O basquete brusquense foi a Ponta Grossa (PR) no fim de semana disputar o final four do Campeonato Brasileiro. Entre sexta e sábado, o Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania teve dois desafios em busca do título da competição, mas parou nas equipes de Cravinhos (SP) e Unifae (SP). Na sexta-feira, a equipe fez um grande jogo, diante do favorito Cravinhos, melhor equipe da fase de grupos, mas perdeu a vaga para a grande final no último quarto, sendo derrotada por 68 a 59.
Já no sábado o time brusquense entrou em quadra na disputa do terceiro lugar contra a Unifae São João da Boa Vista (SP). Novamente, os brusquenses chegaram a liderar o confronto em alguns momentos, mas sucumbiram diante da equipe rival, que venceu o confronto por 67 a 55. O campeão da competição foi o Novo Basquete Ponta Grossa. Na grande decisão, o time paranaense aproveitou o fator casa e, com ginásio completamente lotado, venceu a equipe de Cravinhos por 73 a 55.
Cabeça erguida
O presidente do Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania, Zurico Frota, lamentou o fato de o time não ter tido um resultado ainda mais expressivo, sobretudo a derrota nas semifinais, mas comemorou o resgate do basquete brusquense. Ele lembra que o time era uma das equipes com investimento mais modesto e foi o único clube catarinense a chegar às decisões de uma competição nacional, entre NBB, Liga Ouro e Campeonato Brasileiro. “Ficamos tristes por não trazer a taça para Brusque, que era nosso grande objetivo, mas claro que o sentimento é de dever cumprido. Nossa ideia sempre foi classificar entre os quatro melhores do torneio e isso conseguimos. Por pouco não fomos ainda mais longe”, comenta.
Zurico também tratou de agradecer a torcida e aos patrocinadores que acreditaram no clube. “Ganhar ou perder faz parte do esporte, mas o mais gratificante de tudo isso foi ver a nossa torcida novamente em grande número na Arena, acreditando no basquete. Acho que conseguimos mostrar para o Brasil que Brusque tem tradição na modalidade, claro, com apoio de parceiros que fazem o basquete de Brusque acontecer. É impossível mencionar todos, mas não posso deixar de citar o apoio da Prefeitura de Brusque, da Aradefe Malhas, nosso grande e principal patrocinador, e, obviamente, a Federação Catarinense de Basketball (FCB) e Trimania, que, como sempre, ajudaram a viabilizar a participação de Brusque na competição”, finaliza Zurico.