Home Basquete Brusque Basquete/KTO vence Blumenau e volta a ser campeão catarinense após sete anos

Brusque Basquete/KTO vence Blumenau e volta a ser campeão catarinense após sete anos

Equipe chega ao quinto título estadual com grande triunfo na casa do adversário

por Sidney Silva
0

O Brusque Basquete/KTO é campeão catarinense de 2023. Na tarde deste sábado (18), o time brusquense derrotou o arquirrival Blumenau por 87 a 77, em pleno ginásio do Galegão, e fez a festa na casa do adversário. A equipe volta a levantar o principal torneio de Santa Catarina após sete anos. É o quinto título de Brusque na competição dentro do ranking da Federação Catarinense de Basketball, pós-1995.

Antes, a o clube havia ganho em 2001 e 2002, ainda como Sociedade Bandeirante. Os títulos mais recentes haviam sido em 2013 e 2016. O time ainda soma sete vice-campeonatos. “É um momento de muita alegria, pois os atletas se superaram, em meio a tantas adversidades, para conseguir esse resultado. Só tenho que agradecer a todos que contribuíram para essa conquista, comissão técnica, atletas, torcida e a todos os patrocinadores e apoiadores, entre eles a Prefeitura de Brusque, Trimania e a KTO, que acreditam nesse trabalho”, comemorou o presidente do Brusque Basquete, Zurico Frota.


A final
Jogando em casa e dono da melhor campanha, com apenas uma derrota em toda a competição, Blumenau, aparentemente, levava certo favoritismo diante Brusque. Mas como diz a máxima, “clássico não se joga, se ganha” e foi com esse espírito de vitória que os brusquenses encararam a decisão desde o início.

O time brusquense, apesar de não conseguir abrir uma grande diferença, comandou as ações e esteve à frente do placar na maior parte do jogo. O primeiro período teve pontuação alta dos dois times, com 29 a 24 para Brusque, num jogo franco e bastante aberto. Já no segundo, Blumenau ofereceu mais riscos para tomar a dianteira no placar. Mesmo assim, foi o time brusquense que foi para o intervalo em vantagem (47 a 45).

Com o jogo totalmente em aberto, a torcida local tentou empurrar os adversários, mas, focados, os atletas de Brusque acertaram a mão e chegaram a abrir 13 pontos no placar. No fim do terceiro quarto, Blumenau reagiu e diminuiu a diferença, que ficou em 8 pontos (68 a 60).

Mas, foi no quarto e último período que o jogo pegou fogo. Blumenau viveu seu melhor momento na partida e chegou a virar o confronto em 69 a 68, deixando a final totalmente indefinida. Brusque teve que botar novamente a cabeça no lugar para sair do momento adverso. Cestinha do jogo, com 27 pontos e um dos destaques do campeonato, Brito e Pará assumiram a responsabilidade e conduziram o time ao triunfo na casa do adversário. Vencendo novamente o período por 19 a 17, coube a equipe de Brusque a celebração do título, com 87 a 77 no placar.

Equipe do Brusque Basquete/KTO, campeã catarinense de 2023