Home Outros Ribeirão Porto Franco é tetracampeão dos Jogos Comunitários de Botuverá

Ribeirão Porto Franco é tetracampeão dos Jogos Comunitários de Botuverá

Título foi conquistado de forma emocionante, na última modalidade

por esportesc
0

Foi na última disputa, no último jogo, e num confronto emocionante. O bairro Ribeirão Porto Franco venceu o Salto/Gabiroba por 2 a 0, levou o título do futsal masculino e conquistou o tricampeonato consecutivo dos Jogos Comunitários de Botuverá. A final da competição ocorreu no feriado do último dia 15, que marcou o encerramento da competição que iniciou em junho.

É a quarta vez que o Ribeirão vence a competição. O bairro finalizou essa edição dos jogos com 172 pontos, somente cinco a mais que os vices- campeões do Salto/Gabiroba, com 167. Na terceira colocação encerrou o Centro, com 152 pontos. Todos os campeões das 28 modalidades da competição receberão os troféus em evento no dia 2 de dezembro, quando será realizada a festa de encerramento do calendário esportivo de Botuverá. 

Ribeirão comemora o título dos Jogos Comunitários – Fotos: Marcio Costódio/EsporteSC

Os detalhes da conquista
Depois de 6 meses e a disputa de 27 modalidades, Ribeirão Porto Franco e Salto/Gabiroba chegaram para a disputa da 28ª e última modalidade rigorosamente empatados, com 161 pontos. Para deixar o cenário com ainda mais emoção, ambos fizeram 7 pontos nas três primeiras rodadas, disputadas no dia 8, com dois jogos por fazer no dia 15, entre eles o confronto direto. E ambos foram para o jogo decisivo em condições iguais, após o Salto/Gabiroba ficar num empate em 0 a 0 com o Centro, enquanto o Ribeirão também ficou num empate sem gols com o Ouro.

A “final” do futsal também tinha envolvida o Centro. Com 9 pontos, a equipe precisava de um empate entre Ribeirão e Salto/Gabiroba, ambos com 8, para ser campeão da modalidade nos critérios de desempate. Porém, mais do que isso, estava a disputa do título geral entre as duas comunidades envolvidas no confronto. E deu Ribeirão.

Modalidade do futsal definiu a competição

Focado, a equipe não deu chances para o adversário, mesmo podendo se beneficiar por um empate, já que havia feito mais gols que os rivais (um dos critérios de desempate). O jogo começou nervoso e equilibrado, como era esperado, até que Gabriel, numa bonita cobrança de falta, abriu o placar: 1 a 0.

Atrás do marcador, o Salto/Gabiroba perdeu a cabeça. Roza acabou expulso num lance com Gabriel, o autor do gol do Ribeirão. Mas com o passar do jogo, a equipe ainda teve mais duas expulsões por entradas mais duras. E aí complicou de vez…

Com a cabeça no lugar, jogadores a mais em quadra e o clima a favor, Ribeirão pressionou, até que Geanildo resolveu a partida, ao marcar um bonito gol em chute com o pé trocado: 2 a 0 e festa do Ribeirão, campeão do futsal e tetracampeão geral dos Jogos Comunitários, com direito a um tri consecutivo.

Bairro participou de todas as modalidades
Campeão, o bairro Ribeirão Porto Franco fez por merecer o título. Assim como o Salto/Gabiroba, a comunidade participou de todas as 28 modalidades. Destas, não pontuou apenas em quatro, na canastra e dominó masculino, sinuca em dupla, além do tiro de pressão e no truco. Por outro lado, venceu o atletismo masculino, a bocha mista, o ciclismo mirim feminino, o futsal masculino e o futsal suíço. Teve ainda outros nove segundos lugares, no atletismo feminino, briscola, dominó e futsal feminino, além do vôlei masculino, vôlei feminino, e do tênis de mesa e xadrez, também feminino.

Atletas do Ribeirão celebram o título no futsal

Palavra dos campeões
Líder comunitária do Ribeirão Porto Franco, Fernanda Lohn Costa celebrou a conquista. Ela diz que não esperava uma disputa tão emocionante decidida apenas no último dia, na última modalidade e no último jogo. “Foi sofrido, mas foi vitorioso. Nosso bairro é nota 10. É um bairro participativo, que esteve presente em todas as modalidades. Por isso essa vitória é muito merecida”, comemora.

Organizada pelo EsporteSC, competição teve alta adesão
O secretário de Esportes de Botuverá, Jeferson Mariani, o Finha, e o diretor de EsporteSC, Sidney Silva, destacaram o sucesso da competição. Finha comenta que várias comunidades e bairros voltaram a se envolver efetivamente e destacou a disputa acirrada até o fim pelo título. “Tivemos uma das disputas mais emocionantes dos últimos anos, com vários bairros chegando até o fim com condições de disputar o título. Isso mostra que todos compraram a ideia, participaram e se envolveram com os Jogos, que era o nosso grande objetivo enquanto Secretaria de Esportes”.

O diretor do EsporteSC, Sidney Silva, também enalteceu a participação e o sucesso da competição, que foi organizada com a supervisão e organização do jornal. “Das 8 comunidades, cinco participaram em mais de 90% das disputas, sendo que duas delas estiveram presentes em todas as provas, num trabalho muito importante de todas as lideranças comunitárias. Além disso, tivemos novas modalidades em disputa e a participação de crianças pela primeira vez envolvidas com os jogos, o que nos deixa muito felizes e satisfeitos por esse trabalho realizado em parceria com o poder público de Botuverá”, comemora.

Ciclismo Mirim foi uma das novidades dessa edição

Modalidades em que o Ribeirão chegou ao pódio


Atletismo masculino
Bocha mista
Ciclismo mirim feminino
Futsal masculino
Futsal suíço.


Atletismo feminino
Briscola
Dominó feminino
Futsal feminino
Tênis de mesa feminino
Vôlei feminino
Vôlei masculino
Xadrez feminino


Bocha em Trio Masculino
Ciclismo Feminino
Dança de Salão
Xadrez Masculino

Os campeões de cada modalidade dos Jogos Comunitários
Atletismo Masculino – Ribeiro Porto Franco
Atletismo Feminino – Centro
Bocha Feminina – Lageado Alto/Baixo
Bocha em Trio Masculina – Águas Negras
Bocha Mista – Ribeirão Porto Franco
Briscola – Lageado Alto/Baixo
Canastra Feminina – Salto/Gabiroba
Canastra Masculina – Lageado Alto/Baixo
Ciclismo Feminino – Águas Negras
Ciclismo Masculino – Salto/Gabiroba
Ciclismo Mirim Masculino – Águas Negras
Ciclismo Mirim Feminino – Ribeirão Porto Franco
Dança de Salão – Salto/Gabiroba
Dominó Masculino – Águas Negras
Dominó Feminino – Lageado Alto/Baixo
Futebol Suíço – Ribeirão Porto Franco
Futsal Masculino – Ribeirão Porto Franco
Futsal Feminino – Centro
Moura – Lageado Alto/Baixo
Sinuca em dupla – Centro
Tênis de Mesa Masculino – Águas Negras
Tênis de Mesa Feminino – Salto/Gabiroba
Tiro de Pressão – Lageado Alto/Baixo
Truco – Ouro/Parte Alta
Vôlei Masculino – Salto/Gabiroba
Vôlei Feminino – Salto/Gabiroba
Xadrez Masculino – Pedras Grandes
Xadrez Feminino – Centro

Comunidades com mais troféus de 1º lugar
Salto/Gabiroba – 6
Lageado Alto/Baixo – 6
Ribeirão Porto Franco – 5
Águas Negras – 5
Centro – 4
Pedras Grandes – 1
Ouro/Parte Alta – 1