Em uma partida recheada de rivalidade, Brusque conquistou a vaga na final dos Jogos Abertos de Santa Catarina ao derrotar o arquirrival Blumenau, após uma virada no terceiro período. O jogo, realizado neste sábado (16), no ginásio Ivo Silveira, em Concórdia, marcou a reedição da final do Estadual entre as equipes, disputada no fim de outubro. Se daquela vez os visitantes levaram a melhor, com uma vitória emocionante, na última bola, desta vez foi os brusquenses que fizeram a festa, com direito a virada no segundo tempo de partida e uma vitória confortável por 78 a 63. O adversário de Brusque na decisão será a equipe de Jaraguá do Sul. A equipe frustrou os planos de Concórdia e venceu os donos da casa por 76 a 56.
A grande decisão entre Brusque e Blumenau inicia às 10h45 deste domingo no Silveirão. Pouco antes, às 9h, Blumenau e Concórdia duelam pelo terceiro lugar.
O jogo
Brusque começou bem a partida e abriu vantagem sobre Blumenau. Mas, como já de praxe no clássico, a partida teve reviravoltas, e os blumenauenses conseguiram se recuperar e foram para o intervalo em vantagem: 42 a 37.
O jogo foi decidido, no entanto, no terceiro período da partida. Brusque voltou mais atento e seguiu em cima do adversário. Quando o confronto estava 47 a 44 para o adversário, Brito apareceu bem e em dois lances empatou o jogo, se aproveitando também de um arremesso livre.
Dai em diante, Blumenau sentiu e não conseguiu mais se recuperar. Brusque abriu 51 a 47 e continuou ampliando a vantagem, mesmo tendo aproveitamento razoável nos lances livres gerados após a equipe de Blumenau estourar o número de faltas. O time conseguiu manter o impeto e foi para o quarto e último período com vantagem de 10 pontos: 59 a 49. Foram 22 pontos brusquenses contra apenas 7 de Blumenau no terceiro quarto.
A vantagem era confortável para os 10 minutos finais. Contudo, o filme era parecido com o da última final do Estadual, quando Brusque tinha a mesma vantagem no último período de partida. Por isso, a atenção era geral para manter o controle do jogo e não reviver novamente um sofrido revés para o arquirrival.
O quarto período foi tenso. Blumenau tentava encostar no placar, mas pecou demais em momentos decisivos. A diferença mais próxima que o time chegou foi de 6 pontos, quando o placar apontava 65 a 59, faltando 4 minutos. Mas, desta vez, Brusque não deu sopa para o azar. O time seguiu consistente, aproveitou-se do desespero adversário e voltou a dilatar a vantagem, fechando o jogo com boa margem: 73 a 58.