Avaí e Chapecoense vão decidir o Campeonato Catarinense de 2021. Depois de a Chape eliminar o Marcílio Dias na tarde desta quarta-feira (19), o Leão derrubou o Brusque à noite em pleno estádio Augusto Bauer.
O time do Vale até tinha a vantagem do empate, mas fez um péssimo jogo e amargou a eliminação em casa. Edilson, após bola desviada, marcou o único gol da partida na etapa final.
Com o resultado, o Brusque volta agora as atenções para o Campeonato Brasileiro da Série B. Já o Avaí se prepara para receber a Chape domingo (23) na Ressacada e depois decidir o Catarinense na próxima quarta-feira (26) na Arena Condá.
O jogo
Após os times empataram em 0 a 0 na Ressacada, o técnico Claudinei Oliveira mandou uma equipe bem ofensiva para o duelo no Augusto Bauer.
Com a saída de última hora de Serrato, ele promoveu a entrada de Getúlio, com Giovani e Junior Dutra completando o trio de ataque municiado por Valdívia e Lourenço.
Desta forma, o Leão pressionou o Brusque na primeira etapa, apesar de não conseguir criar chances reais de gol.
O time visitante insistiu nas bolas alçadas na área, mas a defensiva do Brusque levou a melhor na maioria das jogadas.
Por sua vez, o Brusque, que começou nervoso no jogo, foi praticamente inoperante na frente, segurando a pressão, mas sem contra-atacar o adversário nos primeiros 45 minutos.
Etapa final
Os times voltaram para o segundo tempo sem alterações. Mas a postura dos times pouco mudou. O Avaí buscava o gol, enquanto o Brusque praticamente apenas se defendia, com Garcez, Bruno Alves e outros atletas muito mal na partida.
O Leão não fazia a mesma pressão da etapa inicial, mas era mais consciente no jogo. A equipe da capital trabalhava melhor a bola e as chances efetivas de gol começaram a aparecer.
Aos 11 minutos, Valdívia fez boa jogada e Giovani só não marcou porque finalizou fraco para a defesa de Dalberson.
Imediatamente Claudinei Oliveira chamou Vinicius Leite e Renato para as vagas de Valdívia e Junior Dutra. Jersinho respondeu com as saídas de Garcez e Bruno Alves para a entrada de Andrew e Alex Ruan.
Mas a essa altura o time brusquense já aceitava a pressão e o merecido gol avaiano saiu já na sequência.
De tanto insistir, Edilson finalizou, a bola desviou na zaga do Brusque e matou Dalberson: 1 a 0.
Com o gol, o Avaí passou a fazer cera e o jogo pouco se de desenvolveu nos minutos finais.
No desespero, o Brusque passou a cometer muitas faltas e não mostrou forças para reverter o placar.
Depois dos 30, Jersinho ainda colocou Bruno Mota e Fio nas vagas de Pirambu e Rodolfo Potiguar. De nada adiantou. Em noite de pouca inspiração dos atletas brusquenses, quem comemorou foi o Avaí, que tirou uma invencibilidade de 11 jogos do Brusque e avançou à final.
SERVIÇO
CAMPEONATO CATARINENSE 2021
Semifinal (volta)
Brusque 0x1 Avaí
Data: 18/5/2021
Hora: 20h30
Local: Estádio Augusto Bauer, em Brusque
Brusque: Dalberson; Toty, Éverton Alemão, Ianson, Airton; Rodolfo Potiguar (Fio, 23/2T), Zé Mateus, Garcez (Andrew, 19/2T), Bruno Alves (Alex Ruan, 19/2T); Thiago Alagoano e Pirambu (Bruno Mota, 26/2T). Técnico: Jerson Testoni
Avaí: Gledson; Edilson (João Lucas, 28/2T), Betão, Alemão, Diego Renan; Bruno Silva, Giovanni (Wesley Soares, 23/2T), Lourenço; Valdívia (Vinícius Leite, 12/2T), Getúlio (Jonathan, 28/2T) e Júnior Dutra (Renato, 12/2T). Técnico: Claudinei Oliveira
Gols: Edilson, para o Avaí, aos 21/2T.
Cartões amarelos: Bruno Alves (BFC); Diego Renan (AFC), Iury (banco/AFC).
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado, auxiliado por Helton Nunes e Éder Alexandre.
Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC