Após grande sucesso na fase final da Conferência Hélio Rubens, a cidade de Brusque sedia a partir deste sábado (15) a fase final dos jogos de mata-mata do Campeonato Brasileiro de Basquetebol (Veja tabela abaixo). As disputas ocorrem até 22 de maio e reúne 12 equipes de seis estados. A competição nacional é uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a Federação Catarinense de Basketball (FCB) e a Prefeitura de Brusque.
CAPITAL DO BASQUETEBOL
Depois das disputas da Conferência Gerson Victalino, realizadas em Goiânia e Rio de Janeiro, respectivamente, e do turno da Conferência Hélio Rubens, em Ponta Grossa (PR), Brusque passou a respirar basquetebol e se tornou a capital nacional da modalidade com todo o returno da chave B e agora com a fase final da competição.
O coordenador técnico da CBB, Alex Oliveira, ressalta a estrutura da cidade para esse tipo de evento e o sucesso dos jogos que já foram realizados em Brusque, que deu show, também, fora de quadra, ao proporcionar segurança aos atletas com o cumprimento de todas as medidas restritivas. “Brusque acolheu muito bem a competição. É uma cidade que nos permite trazer para cá uma disputa desse porte por toda estrutura que tem, além de uma bela Arena para realização das partidas”, destaca.
“Brusque acolheu muito bem a competição. É uma cidade que nos permite trazer para cá uma disputa desse porte por toda estrutura que tem, além de uma bela Arena para realização das partidas”, Alex Oliveira, coordenador técnico da CBB
Segundo Oliveira, a expectativa agora está na fase final, que deve ser encerrada diante grandes holofotes da mídia nacional. “Estamos preparando algo muito bacana para fase final com a TVN Sports, em que vão estar presentes os narradores, comentaristas com programas ao vivo. Vamos fazer uma festa em Brusque, mas tudo dentro dos limites e do protocolo de segurança”, comenta Oliveira. Além das redes sociais da CBB, as finais da competição ainda serão transmitidas em TV aberta para todo o país através da TV Brasil.
SEGURANÇA NAS DISPUTAS
Durante toda a fase da Conferência Hélio Rubens, a estrutura da Arena Brusque contou com dedetização, limpeza de bolas e também da própria quadra, em que todos os protocolos de saúde foram seguidos corretamente.
Segundo o presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Fábio Deschamps, todas as equipes que participaram da competição ajudaram efetivamente para o cumprimento das regras sanitárias, respeitando as normas de segurança emitidas pelo Governo do Estado. A estrutura ainda contou com intensa fiscalização de todos os órgãos governamentais, como por exemplo a Vigilância em Saúde local. “Ficamos satisfeitos em saber que temos condições de realizar um campeonato dessa envergadura em meio à pandemia, mas com todos os critérios de segurança. Mais uma vez Brusque deu show e mostrou sua intensa capacidade em realizar um evento desse tamanho”, destaca Deschamps.
“Ficamos satisfeitos em saber que temos condições de realizar um campeonato dessa envergadura em meio à pandemia, mas com todos os critérios de segurança. Mais uma vez Brusque deu show e mostrou sua intensa capacidade em realizar um evento desse tamanho”, Fábio Deschamps, presidente da FCB
ELOGIOS À ARENA BRUSQUE
Além de toda segurança com as medidas restritivas, a Arena Brusque foi destaque por sua estrutura, dando suporte para a competição. “A Arena Brusque é a nossa casa. A CBB ficou maravilhada em fazer uma competição desse porte e, por isso, decidiu que Brusque sediaria as finais do Campeonato Brasileiro. Isso é motivo de imenso orgulho, para Brusque, para FCB, CBB e para os catarinenses”, ressalta Deschamps.
Diretor de arbitragem da CBB, Enaldo Batista de Souza foi outro que elogiou a estrutura da Arena. “Acredito que todas as cidades do Brasil adorariam ter uma arena como essa de Brusque, com uma excelente capacidade, piso muito bom e tudo funcionando muito bem. Brusque tem se tornado uma referência com outras competições da FCB e vamos procurar sempre realizar campeonatos na cidade que são importantes para o país”, destaca Souza.
Representando os clubes, o gestor esportivo do gaúcho União Corinthians, Fernando Larralde, comenta sobre o suporte que as delegações tiveram na cidade. “Nos deram todos os recursos para uma grande competição. Brusque já conheço bem, é uma cidade maravilhosa, com uma Arena de ponta. Por isso, ficamos felizes em voltar aqui para a fase final da competição”.
“Nos deram todos os recursos para uma grande competição. Brusque já conheço bem, é uma cidade maravilhosa, com uma Arena de ponta. Por isso, ficamos felizes em voltar aqui para a fase final da competição”, Fernando Larralde, gestor esportivo do União Corinthians
Confira abaixo os duelos a partir desse sábado (15).
Repescagem
15 de maio
10h – Londrina Predial x Black Star/Unisociesc
14h – Anápolis Vultures x Brusque/Aradefe
17h – Botafogo x ADRM/Maringá
20h – Basquete Joinville x Vila Nova/AEGB
Quartas de final
17 de maio
10h – Vencedor da repescagem x NBPG/Ponta Grossa
14h – Vencedor da repescagem x Flamengo Blumenau
17h – Vencedor da repescagem x Basket Osasco
20h – Vencedor da Repescagem x Stock Med União Corinthians
18 de maio
10h – NBPG/Ponta Grossa x Vencedor da repescagem
14h – Flamengo Blumenau x Vencedor da repescagem
17h – Basket Osasco x Vencedor da repescagem
20h – Stock Med União Corinthians x Vencedor da repescagem
19 de maio (se necessário)
10h – NBPG/Ponta Grossa x Vencedor da repescagem
14h – Flamengo Blumenau x Vencedor da repescagem
17h – Basket Osasco x Vencedor da repescagem
20h – Stock Med União Corinthians x Vencedor da repescagem