Home Grande Florianópolis Brusque recebe cerimônia de acendimento do Fogo Simbólico dos Jogos Abertos

Brusque recebe cerimônia de acendimento do Fogo Simbólico dos Jogos Abertos

Evento foi realizado no Museu dos Jogos Abertos, dentro da Arena Brusque

por Sidney Silva
0

Foi realizado em Brusque, nesta terça-feira (16) a cerimônia de acendimento do Fogo Simbólico dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Às vésperas de mais um Jasc, a cidade-berço da competição novamente recebeu o ato que simboliza o local onde tudo começou. O evento foi realizado no Museu dos Jogos Abertos, dentro da Arena Brusque.

Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, além de representantes do poder público municipal, como o presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Simas, os diretores de Esporte e Turismo, Edson Garcia e Ivan Jasper, respectivamente, e a secretária da Educação, Eliani Busnardo Buemo. O presidente da Federação Catarinense de Basketball, Fábio Deschamps, também marcou presença, assim como o superintendente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de São José, cidade-sede dessa edição, João Davi Garcia.

Evento contou com a presença de diversas autoridades, além da neta de Arthur Schlosser, Eugênia Regina Schlosser Niebuhr Loos – Foto: Sidney Silva/EsporteSC

No ato, todos ressaltaram a importância de Brusque no cenário esportivo catarinense, com destaque para a presença de Eugênia Regina Schlosser Niebuhr Loos, neta de Arthur Schlosser, o idealizador dos Jogos Abertos. “Vejo que esse ato como muito mais que uma homenagem, pois meu avó era uma pessoa simples e humilde para esses momentos, mas principalmente é um ato muito importante para a história do esporte. Seu Fachini (Rubens Facchini, braço direito de Schlosser para idealização dos Jasc) lutou muito para que esse acendimento sempre fosse realizado aqui. É muito importante que possamos sempre levar essa história adiante”, comentou

O presidente da Câmara, Alessandro Simas, destacou a simbologia do ato para o esporte catarinense. “Que essa chama volte a inflamar novamente o esporte da nossa cidade e do nosso estado”, afirmou, ao lembrar, ainda que recentemente a Câmara de Brusque aprovou a cerimônia do Fogo Simbólico como patrimônio histórico do município, o que gerou aplausos dos presentes.

Na mesma linha, o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, destacou que o ato não é somente um patrimônio histórico do município, mas de todo o estado de Santa Catarina. “Os Jasc desenvolveram o esporte de Santa Catarina, e, por isso, hoje temos o melhor sistema esportivo do país. Tivemos dois anos sofridos, mas retomamos agora fortalecidos por propostas como a de Arthur Schlosser e Rubens Facchini há 60 anos. É sempre importante voltarmos às origens para que todos possamos entender a importância disso”, finalizou.