Brusque será palco, nesta sexta e sábado (18 e 19 de julho), de dois importantes eventos do tiro esportivo. O Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque sedia a 6ª etapa do Campeonato Catarinense de Carabina Apoiada e o 56° Torneio Interestadual de Tiro ao Alvo. A expectativa é reunir cerca de 120 atletas, vindos de mais de dez equipes catarinenses e de uma delegação do Rio Grande do Sul.
Regulamentado pela Federação Esportiva de Tiro e Caça de Santa Catarina, o evento já é uma tradição em Brusque, realizado anualmente próximo ao aniversário do Clube, comemorado em 14 de julho. Segundo o diretor de Tiro de Carabina Apoiada do Clube, Daniel Dandolini Imhof, a competição também tem papel fundamental na sustentabilidade das demais atividades do ano.
“Além das medalhas e troféus, o torneio ajuda a custear as despesas do calendário competitivo. Nossa equipe está motivada para conquistar bons resultados e se recuperar na classificação geral”, afirma Imhof.
Para o vice-presidente da Diretoria Executiva do Clube, Pedro Adolfo Ohlweiler, a realização do evento reforça o prestígio e a organização do clube brusquense. “Mais uma vez mostramos a potência do Clube Araújo Brusque. É uma competição oficial, com pontuação válida para o ranking anual, e que também proporciona o reencontro de grandes amigos do tiro esportivo”, destaca.
Tradição e laços de amizade
Paralelamente às competições oficiais, o fim de semana também será marcado por um encontro que já ultrapassa cinco décadas de história: o 57º Torneio da Amizade. A confraternização reúne o Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque e o Clube 15 de Novembro, de Campo Bom (RS), antigo Clube Concórdia.
“Desde 1967 realizamos esse encontro, de forma ininterrupta. É uma parceria que envolve não só o esporte, mas também laços de amizade, solidariedade e cultura”, ressalta Ohlweiler.
Ao longo dos anos, as duas comunidades estreitaram relações e se apoiaram em momentos difíceis, como enchentes ou acidentes, mantendo vivo o espírito de cooperação. “É um dos intercâmbios mais antigos entre clubes de tiro do Brasil, e também ajuda a preservar a cultura germânica que marcou a colonização no Sul”, completa.
Além das disputas esportivas, o evento também convida a comunidade para um momento de integração. No sábado será servido almoço no local, haverá venda de rifas e diversas brincadeiras. “É um dia de confraternização e todos estão convidados para comparecer”, finaliza Pedro.