Home Basquete Brusque retorna ao atletismo nos Jasc após oito anos e marca recomeço com experiências promissoras

Brusque retorna ao atletismo nos Jasc após oito anos e marca recomeço com experiências promissoras

Cidade já se despediu desta edição dos Jasc em oito modalidades. Confira um resumão até o momento e veja como foi o desempenho de cada uma.

por esportesc
0

POR SIDNEY SILVA – DIRETO DE CONCÓRDIA

O atletismo de Brusque voltou a disputar os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) após oito anos, marcando um recomeço na modalidade. Sob a liderança do treinador e ex-atleta Carlos Henrique Pratto, a equipe foi viabilizada pelo projeto ABA (Associação Brusquense de Atletismo), que busca resgatar e fortalecer a prática esportiva na cidade.

As competições de atletismo ocorreram em Concórdia entre os dias 15 e 17 de novembro. Apesar das dificuldades naturais de um recomeço, Brusque mostrou seu potencial com atletas estreantes no naipe masculino e uma representante feminina.

Publicidade

Resultados no feminino

Mariana de Jesus foi a única representante de Brusque no atletismo feminino e conseguiu conquistar dois pontos para a cidade. Nos 400 metros rasos, Mariana alcançou o tempo de 1min3s90, terminando na 8ª colocação e garantindo um ponto. Nos 800 metros rasos, ela venceu sua série com o tempo de 2min28s83, mas ficou com o 8º melhor tempo geral, somando mais um ponto.

Com esses resultados, Brusque ficou na 22ª posição geral entre os 24 municípios que pontuaram no feminino. O título ficou com São José, seguido por Balneário Camboriú e Joinville.

Resultados no masculino

No naipe masculino, Brusque contou com quatro atletas estreantes: Rafael Oliveira se destacou nos 5000 metros, ficando em 9º lugar entre 29 participantes, e nos 10.000 metros, alcançando a 11ª posição. Luís Felipe Teixeira participou dos 800 metros rasos, terminando em 21º lugar entre 24 atletas, e também disputou os 3000 metros com obstáculos, mas não concluiu o desafio. Daniel Dognini competiu nos 100 metros rasos, ficando em 18º lugar, e nos 200 metros rasos, alcançando a 17ª posição. Ezequiel Bernardes participou dos 400 metros rasos e dos 400 metros com barreiras, mas não conseguiu índice para as finais.

Avaliação do treinador

O treinador Carlos Henrique Pratto avaliou positivamente a participação brusquense, destacando o retorno às competições como um marco no resgate do atletismo na cidade. “Após oito anos sem representantes na modalidade, conseguimos viabilizar a participação graças ao projeto ABA, que está resgatando e fortalecendo o atletismo brusquense. Tivemos resultados promissores e, mais importante, estamos plantando as sementes para um futuro mais sólido no esporte”, destacou.

Outras modalidades já encerradas

Além do atletismo, outras equipes brusquenses também encerraram suas participações nos Jasc. O futebol feminino foi eliminado na primeira fase, com uma vitória e duas derrotas. O vôlei de praia masculino também já se despediu com derrotas para Caçador e Itapoá e eliminação na primeira fase mesmo com o triunfo sobre o também eliminado Chapecó. O bolão 23 feminino terminou sua participação no domingo, com derrotas para Itapiranga, Blumenau e Florianópolis. O bolão 16 masculino chegou as quartas de finais. A equipe acabou na quinta colocação após derrota para o vice-campeão Itajaí no mata-mata.

Boxe, Taekwondo e Basquetebol Masculino retornaram com medalhas na bagagem. Na primeira modalidade, foram três ouros, duas pratas e dois bronzes, e o troféu de primeiro lugar. No taekwondo, foram três medalhas, uma de ouro e uma de prata no ponsé, além de uma de bronze, conquistada por Adriana Nomura Crespi, no kyorugui. Já o basquetebol também ficou com o troféu de ouro no masculino e ainda conseguiu um bronze no 3×3 que este ano ocorre em formato de apresentação.

Nesta segunda-feira, 18, iniciaram as disputas de tênis de mesa masculino e feminino, além da sequência do ciclismo, com as provas de BMX. As equipes de futsal e vôlei feminino estreiam na competição ainda nesta noite, a partir das 19h, contra Concórdia e

Com os resultados até o momento, Brusque ocupa a décima posição no quadro geral dos Jogos, com 29 pontos. A liderança é de São José, com 112.