O Brusque é o primeiro clube garantido nas quartas de final do Campeonato Catarinense 2026. Com duas rodadas de antecedência, o Quadricolor assegurou a classificação matemática neste fim de semana, após os resultados da 4ª rodada da competição. Além da própria vitória, o time foi beneficiado pelas derrotas de concorrentes diretos do grupo.
O Quadricolor venceu o Barra por 1 a 0, na noite de sábado (17), na Arena Barra, e chegou à terceira vitória consecutiva no estadual. O gol do triunfo foi marcado por Luizão. Com uma atuação segura defensivamente e eficiente no ataque, a equipe alcançou os 10 pontos e abriu vantagem suficiente para não ser mais alcançada por Joinville e Marcílio Dias, quinto e sexto colocados da chave, respectivamente.
No domingo (18), a confirmação veio com os tropeços dos rivais. O Joinville foi derrotado pelo Santa Catarina por 3 a 1, enquanto o Marcílio Dias perdeu por 1 a 0 para a Chapecoense. Com isso, o Brusque assegurou lugar entre os quatro melhores do Grupo A, que avançam ao mata-mata.
Os jogos da rodada até este momento
Empate no Augusto Bauer marca primeiro gol do Carlos Renaux
Na abertura da rodada, Carlos Renaux e Camboriú empataram em 1 a 1 no sábado (17), no estádio Augusto Bauer. Após mais de 300 minutos, o Vovô finalmente balançou as redes no Catarinense, mas acabou sofrendo o empate com um gol contra de Tom, aos 20 minutos do segundo tempo.

Foto: Gleison Ferraz / CACR
O resultado deu o primeiro ponto ao Carlos Renaux, que segue em situação delicada e ocupa a lanterna do Grupo B, com um jogo a mais que os adversários. Já o Camboriú, também com um jogo a mais, permanece na liderança do Grupo A, agora com oito pontos.
As equipes voltam a campo no meio da semana. O Carlos Renaux enfrenta o Joinville na quarta-feira (21), às 19h, na Arena Joinville. Já o Camboriú encara o Criciúma na quinta-feira (22), no estádio Orlando Scarpelli.
Santa Catarina vence o Joinville
No domingo, o Santa Catarina confirmou o bom momento ao vencer o Joinville por 3 a 1. Todos os gols saíram no segundo tempo. Alex Gonçalves abriu o placar, Yuri empatou para o JEC, mas em menos de cinco minutos o time da casa marcou duas vezes e definiu a vitória.

Foto: Rolf Jr., Santa Catarina, Divulgação
Com o resultado, o Santa Catarina engata a segunda vitória seguida e assume a liderança provisória do Grupo B, dependendo de um tropeço do Figueirense. O Joinville, por sua vez, segue com apenas um ponto e amarga a última colocação do Grupo A.
Avaí vence clássico sob chuva intensa no Scarpelli
Mesmo com um jogador a menos, o Avaí venceu o Figueirense por 2 a 0, no estádio Orlando Scarpelli, em partida marcada pela forte chuva. Os gols do Leão da Ilha foram marcados ainda no primeiro tempo, ambos em bolas paradas, com Wallison e Tallison.

Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C.
Também na etapa inicial, o zagueiro Allyson foi expulso após falta dura em Igor Bolt. Com a vitória, o Avaí chegou aos nove pontos e subiu para a vice-liderança do Grupo A. Já o Figueirense perdeu a liderança do Grupo B e ocupa agora a terceira colocação, podendo cair ainda mais dependendo do resultado do Criciúma.
Chapecoense vence e respira no Grupo B
Jogando em casa, a Chapecoense fez o dever de casa e venceu o Marcílio Dias por 1 a 0, com gol de Marcinho ainda no primeiro tempo. O resultado levou o Verdão do Oeste aos sete pontos, assumindo a vice-liderança do Grupo B, atrás apenas do Santa Catarina.

Foto: Site Chapecoense/Divulgação
O Marcílio Dias segue com três pontos e ocupa a quinta colocação do Grupo A, fora da zona de classificação ao mata-mata neste momento.
A 4ª rodada será encerrada nesta segunda-feira (19), às 19h30, com o confronto entre Criciúma e Concórdia, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.
Foto capa: Lucas Gabriel Cardoso/BFC

