Home Basquete Brusque se prepara para receber Campeonato Brasileiro de Basquete

Brusque se prepara para receber Campeonato Brasileiro de Basquete

Cidade vai respirar basquete durante praticamente um mês com jogos na Arena Brusque

por Álvaro José
0

A CBB, Confederação Brasileira de Basketball, definiu as datas para a sequência do turno e para a fase de returno da Conferência Hélio Rubens do Brasileirão masculino. A decisão, feita em parceria com os clubes, estabelece a retomada da competição para o dia 22 de abril, seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19. Os jogos serão realizados na Arena Brusque. O primeiro duelo, válido pela penúltima rodada do turno, coloca frente a frente dois times catarinenses. O Brusque Basquete/FME/Trimania/Aradefe diante do Basquete Joinville.

NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO: Entre no grupo de notícias do EsporteSC no Whatsapp e fique por dentro das principais informações do esporte de Brusque e região.

O adiamento das partidas, disputadas inicialmente em Ponta Grossa, no Paraná, ocorreu no mês de março. Devido a um decreto municipal, em virtude da pandemia, a Conferência Hélio Rubens foi paralisada. Como a cidade de Brusque já sediaria o returno, a CBB, através de acordo com os times e por questões de logística, decidiu pela retomada do torneio na cidade catarinense. Além disso, todo o restante da competição será disputado na cidade têxtil. A final do campeonato está prevista para o dia 22 de maio, na Arena.

Brusque espera fazer bonito na competição. Foto: CBB

Expectativa do time da casa

Na quinta colocação, com quatro pontos (uma vitória e duas derrotas), o time do Brusque espera se recuperar para garantir uma boa colocação antes das fases finais do torneio. Empenho não vai faltar para isso, é o que garante o técnico Abdala Salomão. “Quero que o Brusque chegue ao topo. Nossa intenção é chegar entre os quatro e fazer um bom campeonato. Colocar Brusque nas primeiras posições do cenário nacional, onde sempre esteve, e manter a tradição do basquete brusquense”, comenta.

Abdala Salomão, técnico do Brusque. Foto: CBB

Demais catarinenses
O Campeonato Brasileiro de 2021 tem a participação de 12 equipes divididas em duas conferências. São quatro catarinenses no torneio. Brusque e o Basquete Joinville estão na Conferência Hélio Rubens. Já Flamengo Blumenau e o Blackstar/Unisociesc, de Joinville, participam da Conferência Gérson Victalino.

O Joinville, que disputa a mesma conferência do Brusque, está em terceiro, com cinco pontos. O time do norte do estado venceu dois jogos e perdeu um até o momento. Na outra conferência, o Flamengo Blumenau se classificou em segundo. O time do Vale conquistou 18 pontos, com oito vitórias e duas derrotas. Já os atuais campeões de Santa Catarina, do Blackstar, terminaram a primeira fase na quinta colocação. A equipe conquistou apenas 13 pontos. Foram três vitórias e sete derrotas.

Calendário das finais
Nos dias 22 e 23 de abril serão jogadas as duas últimas rodadas do turno da Conferência Hélio Rubens, canceladas em Ponta Grossa (PR), por conta de Decreto Municipal diante do avanço da pandemia da Covid-19. O returno da conferência começará então no dia 25 de abril, com três partidas, com transmissão ao vivo na CBB TV, um duelo por rodada no Facebook da CBB e possibilidade de transmissão ao vivo na TV aberta com a TV Brasil.

O returno com NBPG Ponta Grossa, ADRM/Maringá, Brusque Basquete, Stock Med/União Corinthians, Londrina Basketball e Joinville Basquete vai até o dia 30 de abril, quando serão definidos os dois classificados direto para as quartas de final e a posição dos demais quatro clubes para as oitavas de final do torneio.

Confira a tabela dos primeiros jogos em Brusque