O Brusque fez uma boa partida em Recife e conquistou um ponto importante diante do líder e ainda invicto Náutico. Em duelo disputado na noite deste sábado (24), no estádio dos Aflitos, os times ficaram no empate em 1 a 1.
Kieza marcou para o Timbu aos 15 do primeiro tempo. Aos 20 da etapa final, Éverton Alemão deixou tudo igual para o Brusque.
Com o resultado, o Náutico segue na ponta, agora com 30 pontos. O Brusque é o oitavo colocado, com 20. Na próxima rodada a equipe de Recife encara o vice-líder Coritiba, enquanto o Bruscão joga em casa diante do lanterna Confiança.
O jogo
Líder da competição, o Náutico começou pressionando o Bruscão, sobretudo pelo lado direito do ataque. Vinícius ganhava todas de João Carlos e por aí o Timbu deitou e rolou.
Não à toa, foi pela direita que o Náutico chegou ao primeiro gol. Vinícius ganhou de João Carlos. Thiago Alagoano e Claudinho também foram fortalecer a marcação e deixaram espaço no meio para Kieza mandar livre para o gol: 1 a 0 Náutico, aos 15 minutos. O gol saia num momento em que o Brusque começava a chegar mais ao setor de ataque, sobretudo com Garcez, um dos destaques do time no primeiro tempo.
Autor do gol, Kieza deixou o campo lesionado para a entrada de Paiva pouco depois dos 20 minutos. Perto da metade do primeiro tempo, um lance polêmico. Garcez acionou Thiago Alagoano, que mandou para as redes. O assistente, mal posicionado, marcou impedimento, em aparente mesma linha.
Aos 48, em jogada semelhante a do gol, Vinícius novamente ganhou de João Carlos. Desta vez o cruzamento alcançou Paiva, o jogador finalizou fraco e perdeu grande chance.
Etapa final
Luan Carlos, que substituiu o técnico Jersinho, suspenso, fez duas alterações no Brusque no retorno do intervalo. Ele arrumou a brecha no sistema defensivo com a troca de João Carlos por Toty e colocou Diego Mathias na vaga de Bruno Alves, para jogar mais pelo meio.
O jogo caiu de produção na etapa final, mas o Timbu chegava mais o ataque. O time chegou a ter 13 finalizações no jogo contra 3 do Brusque e mais de 60% de posse de bola. A primeira chance do segundo tempo foi aos 2 minutos. Paiva bateu cruzado, para fora, e perdeu grande chance.
O Brusque tinha espaço no contragolpe, mas, na maioria das vezes Edu, Thiago Alagoano e Garcez eram flagrados em posição de impedimento. O time finalizava pouco, mas chegou ao empate numa bola parada.
Aos 20, Airton cruzou e Everton Alemão subiu com estilo para estufar as redes. Foi o segundo gol do zagueiro, que já havia marcado na vitória do Bruscão diante do Vila Nova.
Com o empate, o Náutico se desorganizou em busca do resultado, enquanto o Brusque tentava explorar brechas deixadas pelo time da casa. Em um desses lances, Garcez assustou em chute de fora da área, bem defendido por Alex Alves.
Nos minutos finais de partida, Hélio dos Anjos ainda fez várias substituições para buscar o resultado, enquanto que no Brusque Alex Ruan entrou na vaga de Edu. Os times, no entanto, não conseguiram mudar o resultado do placar. Fim de jogo: 1 a 1.
Foto capa: Tiago Caldas/CNC