Os Jogos Mundiais de Praia é um evento multiesportivo, organizado pela Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais
Doha, no Qatar, sediou, de 12 a 16 de outubro, mais uma edição dos Jogos Mundiais de Praia. Pela primeira vez, o Beach Tennis, com os naipes masculino, feminino e misto, integrou as 14 modalidades disputadas.
A equipe de Beach Tennis do Brasil se destacou ao estar no pódio nas três modalidades: prata no masculino, com os Atletas André Baran e Vinicius Fonte; prata, também, no feminino, com Rafaela Miller e Joana Cortez; além do tão desejado ouro no naipe misto, com os atletas André Baran (7º no mundo e 1º no Brasil) e Rafaela Miller (1ª do mundo e 1ª do Brasil); e bronze com Vinicius Font (10º no mundo e 2º no Brasil) e Joana Cortez (2ª do Brasil e 10ª no mundo).
No masculino, Baran e Font chegaram a grande finalíssima depois de vitórias conquistadas à muito custo contra Lituânia, França e Itália. Esta última composta por Alessandro Calbucci e Michelle Cappelletti, número 1 e 2 no mundo, respectivamente.
A derrota veio contra a equipe da Espanha, composta por Antomi Ramos Vieira (4º do mundo) e seu parceiro Gerard Rodrigues (22º do mundo). André e Vinicius foram derrotados em dois sets duríssimos (7×6 – 7×5), conquistando, assim, a Medalha de Prata.
Já nas duplas Mistas, onde jogam um atleta de cada sexo, Baran e Rafaela venceram seus quatro jogos e sagraram-se os Campeões Olímpicos de Praia, superando os melhores atletas do mundo. André Baran, além de estar nas duas finais possíveis do Anoc, trouxe para o Brasil duas medalhas, sendo uma de prata e uma de ouro, valorizando o quadro brasileiro de medalhas mundial.
Fotos: Divulgação