Home Natação Brusquenses competem no Brasileiro de Natação Juvenil

Brusquenses competem no Brasileiro de Natação Juvenil

Santa Catarina será representada por 12 destes clubes e 42 atletas. Na delegação catarinense estão quatro nadadores da Abain/Extreme Academia. Os nadadores, Nicolas Pedrini Archer, Gustavo Klann, Lara dos Santos e Geórgia Debatin representam a cidade na competição voltada para atletas de 15 a 16 anos.

por Sidney Silva
0

A cidade de Curitiba, capital do Paraná recebe de quinta-feira (1) até sábado (3) cerca de 550 atletas para a disputa de uma das principais competições do país. A cidade paranaense sedia o Campeonato Brasileiro Juvenil, competição que vai contar com 113 clubes do Brasil e conta inicialmente com 558 nadadores inscritos.

Santa Catarina será representada por 12 destes clubes e 42 atletas. Na delegação catarinense estão quatro nadadores da Abain/Extreme Academia. Os atletas, Nicolas Pedrini Archer, Gustavo Klann, Lara dos Santos e Geórgia Debatin representam a cidade na competição voltada para jovens de 15 a 16 anos.

Todos eles já tiveram a oportunidade de participar de um Brasileiro, foi em 2014, quando a competição ocorreu em Florianópolis. Na ocasião, Lara dos Santos diz que chegou perto da final dos 50 metros livres. Ela comenta que dois anos depois sonhar com medalhas ainda é difícil, mas vai com bastante expectativa na categoria juvenil I (15 anos). “Quero melhorar meu tempo e tentar pegar final. Estou treinando bem e espero por um bom resultado”, afirma a brusquense – que competirá nas provas dos 50 e 100 livres e nos 100 borboleta.

A companheira de Lara no feminino, Geórgia Debatin, da categoria Juvenil II (16 anos), é outra que vai com o objetivo de melhorar as próprias marcas da temporada. “Por ser um Brasileiro, pegar medalha é bem difícil”, admite ela, que também quer usar a competição como preparação para o Estadual, que será realizado nos dias 16 e 17 de dezembro. Géorgia competirá nos 50, 100 e 200 metros livres.

No naipe masculino, a Abain/Extreme Academia será representada por Gustavo Klann na categoria juvenil I e Nicolas Archer na juvenil II. Klann vai à capital paranaense brigando por bons resultados nos 100 metros livres e borboleta. “Já fui em 2014, mas naquele momento não estava numa fase boa, diferente de hoje. Espero por bons resultados, principalmente nos 100 borbo, que é a prova que me sinto melhor”, destaca.

Archer, por sua vez, tentar baixar o tempo e melhorar a sua posição no ranking. Ele é outro que destaca a dificuldade da competição. “É um nível muito forte. Mas quero brigar pelo menos para pegar uma vaga na final”, declara o atleta, que compete nos 100 metros livres e nos 100 costas.

O treinador da equipe, José Armando Vasquez Soto, o Bay, ressalta que a competição envolverá grandes clube do país, por isso o alto grau de dificuldade. Os destaques são o Clube Curitibano, da cidade anfitriã, e também o mineiro Minas Tênis Clube. Corinthians, Fluminense e a Hebraica, de São Paulo, também vem fortes, destaca. “É um campeonato muito forte, com nadadores do Brasil todo. Mas vamos com o objetivo de nos superar e com foco em melhorar nosso tempo”, diz.

O treinador também ressalta a experiência adquirida pelos atletas de Brusque ao participarem de uma competição desse porte. “Eles (atletas) verão grandes nadadores do Brasil e os destaques das categorias. Muitos já na seleção. Isso será uma experiência muito boa para eles”, destaca.

Bay ressalta ainda que existia a possibilidade de a competição não sair, em razão de problemas financeiros enfrentados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Por causa disso, a competição chegou a ser mudada de data. “Mas graças a Deus está saindo e será em Curitiba, onde ainda temos condições de ir em virtude dos custos. Na categoria infantil, temos dois atletas com índice, o Henrique Pavesi e o Arthur Assino, mas não poderemos levá-los por falta de apoio”, diz. O Brasileiro Infantil este ano será realizado na cidade de Aracajú, capital do Sergipe.