Home Esportes Radicais Atleta de Brusque garante vaga para o Mundial de Ironman no Tennessee, nos Estados Unidos

Atleta de Brusque garante vaga para o Mundial de Ironman no Tennessee, nos Estados Unidos

A prova vale vaga para o Mundial de Triatlo que vai ocorrer em setembro de 2017, em Chattanooga, estado de Tennessee, Estados Unidos. “Me sinto muito feliz. Todo desempenho e dedicação dos treinos acabaram dando resultado. Nem sempre isso acontece. A gente treina e às vezes não consegue colocar em prática. Mas dessa vez acho que a parte física e mental estiveram muito conectadas. Me concentrei bastante e deu tudo certo”, comemora o atleta brusquense.

por Sidney Silva
0

O brusquense Charles Albani Dadam conseguiu um grande feito no fim de semana quando venceu o Ironman 70.3, em Punta Del Este, no Uruguai, na categoria 50 a 54 anos. A prova vale vaga para o Mundial de Triatlo que vai ocorrer em setembro de 2017, em Chattanooga, estado de Tennessee, Estados Unidos. “Me sinto muito feliz. Todo desempenho e dedicação dos treinos acabaram dando resultado. Nem sempre isso acontece. A gente treina e às vezes não consegue colocar em prática. Mas dessa vez acho que a parte física e mental estiveram muito conectadas. Me concentrei bastante e deu tudo certo”, comemora o atleta brusquense.

Dadam percorreu o percurso de 1,9 mil metros de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21 de corrida em 4h35min18s, pouco mais de cinco minutos à frente do segundo colocado, o argentino Mario Dubin, com 4min4044s. De quebra, o brusquense ainda fez o seu melhor tempo em provas com essa distância. “Bati meu recorde nessa distância. 4 minutos e 35 segundos é um tempo muito bom. Meu último tempo havia sido 5  horas e 9 minutos. É uma redução de mais de 30 minutos, o que é um tempo bem considerável numa prova onde o nível é muito alto”, destaca.

Essa é a segunda vez que o atleta que representa a Atribrusque participa do evento. “Na primeira participação fiquei em quarto. Agora, com muito suor, muita luta e concentração conseguimos chegar no primeiro posto”.

Sobre a prova
A prova de Dadam foi realizada apenas no domingo (27), mas para se ambientar com o cenário que teria pela frente o brusquense já foi à cidade uruguaia, localizada no estado de Maldonado, com três dias de antecedência. O filho, Charles Dadam Junior, e o companheiro do atleta na Atribrusque/Extreme Academia, Cleber Soares, acompanharam o brusquense para fazer o acompanhamento, cuidar da logística, e auxiliar nos treinamentos pré-prova. Foram duas experiências prévias no mar, com temperatura bastante baixa. “Isso ajudou bastante”, comenta.

Dadam ressalta que embora seja uma prova tomada por bastante vento, o clima favoreceu. “No dia anterior tivemos uma chuva muito grande, com temporal, até achamos que talvez fosse cancelada alguma etapa, mas o tempo amenizou, e também houve redução do nível de vento. Apenas a água estava bastante fria, com 16 graus”, destaca. “O mar estava tranquilo, com a temperatura bem baixa, mas de certa forma calmo”, reforça.

Para vencer a disputa, o brusquense conta que um dos segredos foi o alto grau de concentração. Ele já mentaliza a prova há muito tempo. “Sabia o que deveria ser feito. Tentei fazer uma natação muito forte, e estava preparado para manter um ritmo forte no pedal também, tentando me superar, porque essa era a chance que talvez eu pudesse para posteriormente ultrapassar os adversários mais fortes na corrida”, explica.

Dadam encerrou os 90 quilômetros de ciclismo na segunda colocação. Ele diz que a essa altura o primeiro colocado geral estava distante, pouco mais de quatro minutos à frente. “Eu já estava me conformando com a segunda colocação. Quando partirmos para a corrida, ele já havia largado com essa vantagem e quatro minutos é praticamente um quilômetro de distância. É muito difícil quando dois atletas estão praticamente no mesmo nível. Por incrível que pareça, quando cheguei no fim, mantive um ritmo bastante forte, e acabei ultrapassando em quase cinco minutos o segundo lugar”, comemora.

Ironman 70.3. – Punta Del Este (Uruguai)

Categoria 50 a 54 anos
1º Charles Albani Dadam (Brasil) – 4h35min18s
2º Mario Rubin (Argentina) -4h40min44s
3º Alejandro Sambad (Argentina) 4h43min47s