Home ColunasAndreia Borssatto Você sabe como surgiu o Basquete, Vôlei e Futsal?

Você sabe como surgiu o Basquete, Vôlei e Futsal?

Na coluna Histórias e Curiosidades deste Sábado, a colunista Andreia Borssatto conta como surgiu três das modalidades mais disputadas no Brasil. Conheça a História do Basquete, Vôlei e Futsal!

por Andreia Borssatto
0

Olá queridos leitores! Hoje eu vou lhes apresentar fatos históricos sobre a origem de três esportes mundialmente conhecidos e muito praticados no Brasil.

É importante voltarmos um pouquinho no tempo… Mais precisamente em 6 de junho de 1844. Nesta data, em Londres na Inglaterra, o jovem George Williams fundava a “YMCA” Young Christian Association (Associação Cristã de Moços – ACM, como é conhecida no Brasil). Seu objetivo era acolher jovens em busca de  trabalho que chegaram à Londres com poucas condições financeiras e sem local para residir.


 
Por ser de origem humilde e ter uma fé inabalável, George Williams resolveu ajudar as pessoas para que não sofressem como ele quando saiu do interior à procura de uma vida melhor. Ele sempre foi uma pessoa de fé e acreditava nos princípios cristãos para superar as dificuldades.
Apesar da proposta apresentada por ele não ser muito comum para época, seguiu firme no seu propósito, acolhendo homens, mulheres e crianças, independente de raça, religião e nacionalidade. 

Associação Cristã de Moços

O caráter social foi a maior característica da ACM na época, e desde sempre preocupava-se com o desenvolvimento espiritual, intelectual e físico das pessoas que acolhia, e tendo como símbolo um triângulo para caracterizar sua abordagem multidisciplinar.
Mantendo o foco assistencialista teve papel importante nas duas grandes guerras mundiais e também em muitas batalhas civis pelo mundo. 

Levando em consideração o desenvolvimento físico dos indivíduos que participavam da ACM, George Williams deu início a realização de atividades de Educação Física.
E alguns anos depois da sua fundação, a ACM espalhou-se mundo afora mantendo os mesmos princípios da sua criação.

Em 1885 na ACM de Nova York, alguns líderes jovens criaram o departamento de Educação Física, e em 1891 o professor e instrutor da Springfield College  idealizou o Basketball (bola ao cesto) para ser praticado como esporte de inverno. As primeiras regras oficiais foram publicadas no ano seguinte e o Basquetebol, como é chamado no Brasil, tornou-se modalidade olímpica em 1936.

Dez anos após a criação do Basquetebol, em 1895, William George Morgan, então diretor de Educação Física da ACM em Massachusetts inventou Mintonette (primeiro nome dado a modalidade) que logo passou a ser chamado de Volleyball por retratando a potência do saque, seu principal fundamento na época. Sua intenção foi buscar uma atividade desportiva “mais leve” e com menos contato físico do que as modalidades esportivas já existentes na época e que também pudesse ser praticado por pessoas mais velhas.
O Voleibol levou algumas décadas para ser praticado em outros países, e foi inserido nas olimpíadas somente em 1964.

E em 1934, bastante entusiasmado como o desempenho do seu país na no futebol, o uruguaio Juan Carlos Ceriani Gravier, membro da ACM de Montevidéu, inventou o Indoor Football, que tempos depois com o auxílio de brasileiros também membros da ACM de São Paulo, passou a se chamar Futebol de Salão. Atualmente este esporte é chamado de Futsal, e apesar de ser muito praticado nos cinco continentes do mundo, ainda não é uma modalidade olímpica.

 Em 1978 o grupo norte-americano Village People lançou um clipe que viralizou mundialmente e até hoje faz parte do repertório musical de festas e eventos, mas que muitas pessoas desconhecem o  significado da música “YMCA”: as personagens que aparecem no clipe da canção travestidos de policial, índio norte-americano, cowboy, operário, soldado e motociclista propagavam o auxílio que a associação cristã de moços de Nova York oferecia para quem chegava numa cidade sem dinheiro ou lugar para ficar, oferecendo um quarto para passar a noite com direito a refeição e banheiro. A partir dessa informação, cada vez que você ouvir  e até mesmo dançar ao som dessa canção, saberá o seu real significado!

Atualmente as Associações Cristãs de Moços praticam o ecumenismo e seguem como instituições de cunho educacional, assistencial e filantrópica e continuam congregando pessoas com os mesmos princípios da sua criação, sem distinção de raça, posição social, crença religiosa, política ou de qualquer natureza. No Brasil existem unidades em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e em Minas Gerais que, com uma programação inovadora oferece atividades para todas as idades, tornando-se cada dia mais referência no esporte, cultura e lazer.

Sobre a colunista

ANDREIA BORSSATTO

Andreia Munalli Pereira Borssatto têm 43 anos e é natural de Rio Negro PR. É Formada em Educação Física pela UFSC e Profissional de Educação Física há 22 anos. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Educação Física da Uniplac e Mestranda do programa Ambiente e Saúde da Uniplac.