Na sessão ordinária desta terça-feira (14) o vereador Pedro Correa da Silva Neto (PL) reverenciou o Executivo municipal pela organização da 38ª Fenarreco e destacou a origem local de bebidas e alimentos comercializados no evento. “Que festa bonita. Parabenizar, por dar importância aos nossos produtores, nossos empresários, às nossas famílias, aos nossos colaboradores. Parabéns ao município de Brusque”, disse.
O parlamentar também cumprimentou os professores pelo Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, e mencionou a Moção nº 195/2025, aprovada pela Câmara de Brusque em setembro, em apoio ao Projeto de Lei nº 337/2023, da deputada estadual Ana Campagnolo (PL). A proposta prevê a instalação de câmeras de videomonitoramento nas salas de aula do Ensino Médio das redes pública e privada de ensino em Santa Catarina. “Que [os professores] continuem com a excelência dos serviços prestados a cada um de nós, cidadãos brusquenses, a cada filho, a cada irmão”, declarou.
Ao comentar sobre o projeto de lei que prevê a isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil (PL nº 1.087/2025), Pedro fez referência a uma emenda apresentada pelo Partido Liberal (PL) para elevar a faixa de isenção a rendimentos de até R$ 10 mil, em contraposição à iniciativa do Governo Federal. Porém, endossou a opinião do vereador Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Novo), de que a medida seria “um presente de grego” – haja vista atos previstos ou já adotados pelo governo Lula para elevar a arrecadação. O PL nº 1.087/2025 foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados em 1º de outubro e está em discussão no Senado.
No campo internacional, o vereador citou a opositora venezuelana María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, e criticou o que chamou de “silêncio ensurdecedor” de grupos que, em sua avaliação, não a defenderam diante de ataques recebidos. “Não é possível que nenhuma feminista a defendeu”, criticou. Em seguida, ele elogiou a atuação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, relacionada ao cessar-fogo na Faixa de Gaza: “Esse cara foi xingado, tratado como nazista e fascista, e ele vai lá, junto ao povo de Israel, que é judeu, e apoia eles num firme tratado de paz. Rezo a Deus que seja realmente definitivo”.
Clique aqui e confira todas as notícias da Câmara de Vereadores de Brusque.
Foto: Aline Bortoluzzi/Câmara de Brusque – Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque