Home Futebol Câmara de vereadores aprova projeto para instituir dia municipal do futebol feminino em Lages

Câmara de vereadores aprova projeto para instituir dia municipal do futebol feminino em Lages

Data comemorativa será 23 de junho em homenagem ao título mundial do Leoas da Serra

por Lucia Chaves
0

A câmara de vereadores aprovou o projeto de lei nª 0119/2021 da vereadora Katsumi Yamaguchi, que institui 23 de junho, o dia do futebol feminino em Lages. A data escolhida é em homenagem ao título mundial conquistado pelo Leoas da Serra em 2019. A aprovação feita nesta terça-feira (9) vai para o prefeito, Antônio Ceron, sancionar.

Para Yamaguchi, o objetivo do projeto é homenagear as meninas e mulheres do esporte lageano, sendo o futebol que mais tem visibilidade e é predominantemente masculino. “Tivemos o privilégio de ter a representação da Maycon (lageana, ex-jogadora do Flamengo que disputou três Olimpíadas e Copas do Mundo pela Seleção Brasileira) e temos o Leoas da Serra, um dos melhores times do país, estimulando assim que todas podemos estar nos espaços que quisermos e realizar o que desejarmos”, explica. “Assim que sancionado pelo prefeito, o dia 23 de junho será alusivo ao incentivo da inserção das meninas e mulheres em todos os esportes”, finaliza.

Título mundial do Leoas da Serra

Após a conquista da Libertadores em 2018, o Leoas da Serra se preparou para disputar o primeiro Intercontinental de futsal feminino da história. O time viajou a Madrid para enfrentar o campeão europeu, Atlético Navalcarneiro. No primeiro jogo da final o resultado não foi o esperado, 3 a 1 para as espanholas, porém, o time voltou a Lages com a mala cheia de esperança para fazer o desfecho final ser diferente.

A partida de volta, 23 de junho de 2019, contou com a maciça presença da torcida lageana. As meninas entraram em quadra com um brilho no olhar e com a certeza que só sairiam da final com a taça do Intercontinental nas mãos. O Leoas jogou como leoas, e a torcida fora das quatro linhas, fez sua parte, vibrou a cada toque na bola, a cada jogada bonita e a cada gol marcado. No tempo normal com dois gols de Greice e um de May o time devolveu o placar da primeira partida, 3 a 1. Na prorrogação, Amandinha mostrou mais uma vez porque é a melhor jogadora do mundo. Marcou duas vezes e as Leoas fizeram o mundo caber dentro de um ginásio.

Foto: Fom Conradi