Alunas do projeto de voleibol da Abel que estudam na Escola de Educação Básica João XXIII, em Brusque, receberam uma visita especial na segunda-feira (28). Na oportunidade, as crianças do núcleo esportivo puderam receber as medalhas de encerramento do ano das mãos de ninguém menos que duas estrelas da modalidade.
Jogadoras do Osasco/São Cristóvão, as campeãs olímpicas Fabi Claudino e Adenizia visitaram o local a convite do coordenador da Abel e professor do núcleo, Luiz Antonio Moretto. O técnico multicampeão Luizomar de Moura também participou da ação, numa tarde que ficará marcada para as crianças do projeto.
A visita das jogadoras emocionou atletas mirins e pais. Além de entregarem medalhas, Fabizona e Adenizia contaram rapidamente um pouco de sua trajetória. Elas ainda distribuíram autógrafos e deram carinho e atenção às crianças. As campeãs olímpicas destacaram a felicidade de estarem no local incentivando novos talentos.
Adenízia lembra que jogou por uma equipe catarinense no início da carreira. A atleta, que morou em Joinville e representou o estado em algumas disputas nacionais, destaca que viveu um filme ao relembrar momentos de quando era criança. “Está sendo muito importante para mim estar aqui neste momento, rever o Moretto que foi uma pessoa que me ensinou tanto na vida. Sou muito grata por esse convite e ter a oportunidade de passar um pouco da minha experiência”.
Fabizona ressalta que é nesses pequenos eventos que as atletas têm a oportunidade de ter contato com o público e relembrar de suas origens. Ela observa o fato de servir de inspiração para crianças e jovens que sonham em se tornarem atletas profissionais. “É o que sempre falo: acho que vai dando mais esperança aos nossos sonhos. Você ver o olhinho de cada criança brilhando, o sorriso, a alegria delas, isso não tem nada que pague”, afirma.
Exemplo disso é a jovem Riana, que ficou entusiasmada com a presença das atletas. “Gosto muito delas e ficamos muito animadas de elas virem aqui e darem autógrafo. Estou muito feliz”, comentou.
O técnico Luizomar de Moura, que chegou a comandar a seleção do Quênia nas Olímpiadas, ressalta que vir a Santa Catarina, e mais especificamente a Brusque, para ele e as atletas do Osasco, é muito importante.
Luizomar lembra que a equipe é patrocinada pela Havan, que é uma das grandes parceiras do time paulista. “A Havan tem no DNA o apoio ao esporte. E fiquei sabendo que essa é a escola onde estudou Luciano Hang. Então, não tem como não aceitar esse convite e vir aqui, de coração, atender essas meninas e entregar sua primeira medalha”.
A diretora da escola, Elizabeti Goedert Schvambach, lembra que a unidade de ensino foi a primeira a ter um núcleo da Abel, há cerca de 12 anos. Ela observa que, para a Escola João XXIII, é uma felicidade ter as jogadoras de um time tão importante e da seleção. Segundo Beti, é uma forma de mostrar aos alunos que todos os sonhos podem ser realizados. “Ter o projeto da Abel na escola é um privilégio, porque hoje a gente não tira mais as crianças da rua. Na verdade, a escola, na função social, tem que tirar as crianças de dentro de casa, do computador, celular, e trazer para o esporte. É dar vida a essas crianças”, defende.