Home Basquete Campeonato Estadual de Basquete Adulto Feminino inicia nesta sexta-feira (8)

Campeonato Estadual de Basquete Adulto Feminino inicia nesta sexta-feira (8)

Cinco equipes entram em disputa pelo título da competição

por Luiz Mendes
0

O Campeonato Estadual de Basquete Adulto Feminino 2021 inicia a partir da próxima sexta-feira (8) e promete movimentar as cinco cidades sedes das disputas. Ao todo cinco equipes de uma única chave se enfrentam na fase classificatória da competição. As cidades que vão sediar os jogos do campeonato são: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma e São José.

Competição

O campeonato vai reunir cinco equipes que estarão em chave úncia. Todas as equipes se enfrentam em turno único e as quatro melhores avançam para a próxima fase. As equipes participantes da competição são: S.R. Mampituba / SATC / FME Criciúma (Criciúma), Basket São José (São José), JEC / SGJ / SESPORTE (Joinville), Basquete Feminino Blumenau (Blumenau), ADIEE / Avaí /FME (Florianópolis).

Campeonato Estadual de Basquete Adulto Feminino incia nesta sexta-feira (8)

Questionado sobre o que as equipes e também o público podem esperar do Campeonato Estadual, o presidente da FCB, Fábio Deschamps, em entrevista para o EsporteSC, destacou as características da competição.

“Podemos esperar um excelente nível técnico e também aquele padrão de excelência da nossa federação. Quando começamos algo, buscamos sempre fazê-lo muito bem e sabemos que com apoio de todos e principalmente da Trimania, vamos fazer um bom campeonato”, relata presidente da FCB Fábio Deschamps.

O Campeonato Estadual de Basquete é realizado pela Federação Catarinense de Basketball (FCB) em parceria com a Trimania.

Expectativas

Representando a equipe de Joinville, o técnico Fabiano Borges comentou que a intenção da participação é dar experiência e rodagem para as atletas, além de divulgar e incentivar ainda mais a prática do basquete feminino.

“Nossa equipe é jovem e, com o Campeonato Estadual, quereremos dar experiência às atletas. Não temos a pretensão de ser campeão, pois é algo muito difícil hoje em Santa Catarina bater a equipe de Blumenau. Então a nossa intenção é aproveitar a oportunidade para dar rodagem a equipe, divulgar o basquete feminino, incentivar as atletas a continuarem participando, pois nossa prioridade continua sendo as categorias de base”, destaca Fabiano.

Campeão da última edição, a equipe de Blumenau chega na competição com grande confiança. O treinador do time, João Camargo Neto destaca que a equipe se preparou muito bem para o desafio e que o maior objetivo é trazer novamente o título para a cidade do Vale.

“A nossa expectativa para a estreia no Estadual é muito boa. Acreditamos que a nossa equipe possa realizar bons jogos, pois temos feitos bons treinamentos após o encerramento da última competição. Estamos confiante que a equipe possa se apresentar bem, pois temos um plantel bem qualificado e, respeitando todos as equipes, nós vamos em busca do título que é o nosso objetivo”, ressalta João Camargo Neto, técnico da equipe blumenauense.

Assim como a equipe do Vale, a atleta e capitão da equipe de Florianópolis, Thuanny Mackowiesky Barcelos, também está confiante no desempenho do time na competição. Ela ressalta que o clube vem se preparando desde o começo do ano e quer deixar um belo legado no campeonato.

“Nossa equipe vem se estruturando desde o começo do ano, após a pandemia, estamos focando na preparação física e prevenções de lesões. Nossa expectativa é ganhar carga ao longo do campeonato e fazer uma campanha digna. Temos bastante tradição no basquete feminino no estado e queremos muito representar bem nossa camisa e a capital de Santa Catarina”, destaca a atleta e capitã da equipe da capital.

Assim como o time de Joinville, a equipe de Criciúma tem um trabalho muito forte nas categorias de base. A treinadora Luana Scaini Minotto comentou que as expectativas são boas e que a intenção é fazer uma campanha que reflita nas próximas competições.

“O nosso projeto é focado na base. Estamos indo para o adulto para dar bagagem para nossa equipe visando as próximas competições. Nossa expectativa é fazer bons jogos, pois as meninas estão treinando forte para isso, apesar de ser praticamente o time Sub-18. Mas treinamos para jogar o adulto e queremos ir bem agora para isso refletir lá na frente, nos demais campeonatos, destaca a técnica da equipe de Criciúma.

Confira os jogos da primeira fase:

1ª Rodada – Turno
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.201ADIEE / Avaí /FMExBasquete Feminino Blumenau08/10/2021 19:00Ginásio Rozendo Lima
Florianópolis
01.202JEC / SGJ / SESPORTExBasket São José08/10/2021 19:00Ginásio da Sociedade Ginástica de Joinville
Joinville
2ª Rodada
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.203ADIEE / Avaí /FMExJEC / SGJ / SESPORTE13/10/2021 20:30Ginásio Rozendo Lima
Florianópolis
01.204JEC / SGJ / SESPORTExS.R. Mampituba / SATC / FME Criciúma16/10/2021 00:00Ginásio da Sociedade Ginástica de Joinville
Joinville
01.205Basquete Feminino BlumenauxS.R. Mampituba / SATC / FME Criciúma27/10/2021 00:00Ginásio Sebastião Cruz (Galegão)
Blumenau
3ª Rodada
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.206S.R. Mampituba / SATC / FME CriciúmaxBasket São José20/10/2021 00:00Ginásio da SATC
Criciúma
01.207S.R. Mampituba / SATC / FME CriciúmaxADIEE / Avaí /FME21/10/2021 00:00Ginásio da SATC
Criciúma
01.208Basket São JoséxBasquete Feminino Blumenau28/10/2021 00:00Ginásio Nedir Macedo
São José
4ª Rodada
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.209Basket São JoséxADIEE / Avaí /FME26/10/2021 00:00Ginásio Nedir Macedo
São José
01.210Basquete Feminino BlumenauxJEC / SGJ / SESPORTE26/10/2021 00:00Ginásio Sebastião Cruz (Galegão)
Blumenau

Fotos: FCB