Home Basquete Campeonato Estadual de Basquete Adulto Masculino inicia nesta quinta (7)

Campeonato Estadual de Basquete Adulto Masculino inicia nesta quinta (7)

12 equipes de 11 cidades do Estado entram em disputa pelo título da competição

por Luiz Mendes
0

O Campeonato Estadual de Basquete Adulto Masculino 2021 inicia a partir dessa quinta-feira (7) e promete movimentar as seis cidades sedes das disputas. Ao todo, 12 equipes dividas em quatro chaves se enfrentam na fase classificatória da competição. As cidades que vão sediar os jogos do campeonato são: Joaçaba, Florianópolis, São José, Brusque, Jaraguá do Sul e Blumenau.

Competição

O campeonato vai reunir 12 equipes divididas em quatro chaves com três clubes cada. No grupo A, os participantes são: ABLUJHE (Joaçaba), ACOB/SENAC/Passarela /SEDEC/Concórdia (Concórida), e AVIBA Basquete Videira (Videira). No grupo B estão: ADIEE / Avaí / FME (Florianópolis), Basket São José (São José) e Criciúma Basquete Clube (Criciúma).

Já no grupo C, os clubes em disputas são: Basquete FMEBC (Balneário Camboriú), A.D. Brusque FME Aradefe Trimania (Brusque) e Basquete Joinville / Católica SC (Joinville). Na última chave, no grupo D, estão: AJAB / SECEL / Unimed (Jaraguá do Sul), APAB Blumenau (Blumenau) e Blackstar Unisociesc (Joinville).

Campeonato Estadual de Basquete Adulto Masculino inicia nesta semana – Fotos: Victor Guião / Virtus

As equipes disputarão jogos no sistema de turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase final da competição. O Campeonato Estadual de Basquete é realizado pela Federação Catarinense de Basketball (FCB) em parceria com a Trimania.

Questionado sobre o que as equipes e também o que o público pode esperar do Campeonato Estadual, o presidente da FCB, Fábio Deschamps, em entrevista para o EsporteSC, destacou as características da competição.

“Podemos esperar um excelente nível técnico e também aquele padrão de excelência da nossa federação. Quando começamos algo, buscamos sempre fazê-lo muito bem e sabemos que, com apoio de todos, e principalmente da Trimania, vamos fazer um bom campeonato”.

Expectativas

O técnico da equipe APAB Blumenau, André Germano, comentou que o time está se preparando desde que terminou o Campeonato Brasileiro, no qual o grupo foi vice campeão. Ele também ressaltou que procurou manter a base da mesma equipe que disputou o brasileiro e que a rotina de treino é muito forte e boa pois sabe da qualidade dos adversários.

“É uma alegria poder retornar ao Campeonato Estadual e ainda mais agora com a volta do público. Na Copa SC já conseguimos conhecer algumas equipes e também serviu de preparo para nós. Estamos trabalhando bem para poder entrar na competição com força, chegar na final e, consequentemente, trazer esse título para a cidade de Blumenau”, destacou o treinador.

Representando a equipe do Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania, o técnico Abdala Salomão também comentou sobre a participação do time no Estadual, apesar de baixas importantes como a do armador Kevin e do pivô Emílio.

“Estamos bem confiantes para o Estadual. Na Copa SC, com uma série de lesões, ainda sim conseguimos chegar à final. Nosso objetivo é sempre disputar as primeira colocações. Vamos ter o privilégio de receber uma das fases aqui em Brusque e queremos se classificar em primeiro do nosso grupo para evitar cruzamentos mais fortes lá na frente”, destacou o técnico da equipe brusquense.

A ABLUJHE hoje defende o segundo lugar do Campeonato Catarinense e o diretor e capitão do time, Fernando Ferreira, o Nandão, comentou que esse é o principal campeonato da equipe no ano. As expectativas estão bem altas e a preparação já ocorre há um certo tempo.

“O foco da equipe esse ano é novamente se manter entre as três melhores do Estado e, dessa forma, trazer cada vez mais essa cultura para o meio Oeste catarinense de uma modalidade forte e consistente, trabalho esse que já vem sendo feito nos últimos dois anos” avaliou. “A tônica da nossa equipe é um time coeso, aguerrido e que está sempre buscando se consolidar entre as melhores de Santa Catarina”, completou o diretor e capitão do time.

Confira os jogos da primeira rodada:

Grupo A:

1ª Rodada – Turno
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.101ABLUJHExACOB / SENAC / Passarela / SEDEC / Concórdia07/10/2021 20:00Complexo Esportivo da Unoesc
Joaçaba
2ª Rodada
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.102ABLUJHExAVIBA Basquete Videira08/10/2021 20:00Complexo Esportivo da Unoesc
Joaçaba
3ª Rodada
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.103AVIBA Basquete VideiraxACOB / SENAC / Passarela / SEDEC / Concórdia09/10/2021 15:00Complexo Esportivo da Unoesc
Joaçaba

Grupo B:

1ª Rodada – Turno
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.104ADIEE / Avaí / FMExCriciúma Basquete Clube08/10/2021 20:30Ginásio Rozendo Lima
Florianópolis
2ª Rodada
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.105Basket São JoséxCriciúma Basquete Clube09/10/2021 18:00Ginásio Rozendo Lima
Florianópolis
3ª Rodada
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.106Basket São JoséxADIEE / Avaí / FME14/10/2021 20:00Ginásio Nedir Macedo
São José

Grupo C:

1ª Rodada – Turno
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.107A.D. Brusque FME Aradefe TrimaniaxABAVI / FLIP / COSMO / BRAVASUSHI07/10/2021 20:00Arena Brusque
Brusque
2ª Rodada
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.108Basquete Joinville / Católica SCxABAVI / FLIP / COSMO / BRAVASUSHI08/10/2021 20:00Arena Brusque
Brusque
3ª Rodada
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.109A.D. Brusque FME Aradefe TrimaniaxBasquete Joinville / Católica SC09/10/2021 10:00Arena Brusque
Brusque

Grupo D:

1ª Rodada – Turno
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.110AJAB / SECEL / UnimedxBlackstar Unisociesc07/10/2021 20:30Ginásio Arthur Müller
Jaraguá do Sul
2ª Rodada
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.111APAB BlumenauxBlackstar Unisociesc09/10/2021 15:00Ginásio Sebastião Cruz (Galegão)
Blumenau
3ª Rodada
JogoEquipe AXEquipe BDataLocal
01.112AJAB / SECEL / UnimedxAPAB Blumenau13/10/2021 20:30Ginásio Arthur Müller
Jaraguá do Sul


Fotos: Victor Guião / Virtus