Home Basquete Campeonato Municipal de Basquete de Brusque retorna ao calendário de esportes da FME

Campeonato Municipal de Basquete de Brusque retorna ao calendário de esportes da FME

Competição começa hoje (11) com a disputa de sete jogos na Arena

por Sidney Silva
0

Brusque terá a partir desta segunda-feira (11) o retorno do Campeonato Municipal de Basquete Masculino. A competição não era disputada há muitos anos e agora retorna ao calendário da Fundação Municipal de Esportes com a participação de sete equipes. O retorno da modalidade foi abraçado pelo prefeito André Vechi, que é atleta amador de basquete, acatando sugestão de Juliano Kaiano e outros ex-atletas e entusiastas da modalidade.

Kaiano explica que hoje há varios grupos de basquete na cidade e o único campeonato  interno até então eram os Jogos Comunitários. Ele destaca que Brusque sempre foi referência no esporte em Santa Catarina e a ideia é fomentar ainda mais o basquete. “Fui atleta por Brusque por alguns anos quando mais jovem, e, desde então, vejo a dificuldade de se competir aqui em campeonato amadores . Temos que ir para ligas amadoras de outras cidades quando queremos participar. Como o prefeito também jogou comigo, quando mais jovem, veio a ideia de falar com ele pra viabilizarmos o torneio”, afirma.

Ele explica que, para a competição, foi pensada uma disputa bem democrática, em que todos pudessem jogar, independente da idade ou de conhecer pessoas que tenham uma ‘patota’. Por isso, a ideia foi a de realizar a modalidade no modo “sorteio “, em que cada atleta, no ato da inscrição, teria que mencionar a idade e a posição de atuação. “Logo, sorteamos por idade e posição, para que os times pudessem ser os mais equilibrados possíveis”, explica.

Publicidade

Participam da competição desde atletas de 16 anos a outros acima de 55. “Lembrando que no regulamento que aprovamos, internamente com os líderes de cada time, após o sorteio, foi exigido que cada atleta jogue no mínimo um quarto completo, deixando ainda assim mais justa a participação de cada um que se inscreveu, integrando ao máximo todos os jpgadores”, observa, ao lembrar que a regra já é utilizada nos campeonatos de atletas Master Brasileiro.

Para participar do Campeonato Municipal, cada atleta precisou pagar R$ 90 de inscrição. O valor foi utilizado para custear os uniformes personalizados, com nome de cada jogador, e a premiação da competição. “Foram 63 inscrições confirmadas e pagas, com a criação de sete times de nove atletas cada”. Pessoas de baixa renda que recebiam algum auxílio pelo município não precisavam pagar a inscrição. Um atleta foi beneficiado com a decisão.

Sobre a disputa

A partida entre New York e Chicago abre a competição, a partir das 19h30 na Arena. A rodada segue nesta terça (12), com mais duas partidas. A primeira, às 19h30, entre Sacramento e Boston. Uma hora depois, às 20h30, jogam Los Angeles e Orlando. A fase classificatória terá sete rodadas, no formato todos contra todos, em turno único. Os quatro melhores avançam às semifinais. A decisão da competição está prevista para 7 de maio. “Tenho certeza que o campeonato será um sucesso. 0 brusquense adora basquete. Espero que isso possa se repetir ano a ano e o campeonato fique fixo dentro do calendário da fundação de esportes”, finaliza Kaiano.

Veja as equipes participantes