Brusque terá a partir desta segunda-feira (11) o retorno do Campeonato Municipal de Basquete Masculino. A competição não era disputada há muitos anos e agora retorna ao calendário da Fundação Municipal de Esportes com a participação de sete equipes. O retorno da modalidade foi abraçado pelo prefeito André Vechi, que é atleta amador de basquete, acatando sugestão de Juliano Kaiano e outros ex-atletas e entusiastas da modalidade.
Kaiano explica que hoje há varios grupos de basquete na cidade e o único campeonato interno até então eram os Jogos Comunitários. Ele destaca que Brusque sempre foi referência no esporte em Santa Catarina e a ideia é fomentar ainda mais o basquete. “Fui atleta por Brusque por alguns anos quando mais jovem, e, desde então, vejo a dificuldade de se competir aqui em campeonato amadores . Temos que ir para ligas amadoras de outras cidades quando queremos participar. Como o prefeito também jogou comigo, quando mais jovem, veio a ideia de falar com ele pra viabilizarmos o torneio”, afirma.
Ele explica que, para a competição, foi pensada uma disputa bem democrática, em que todos pudessem jogar, independente da idade ou de conhecer pessoas que tenham uma ‘patota’. Por isso, a ideia foi a de realizar a modalidade no modo “sorteio “, em que cada atleta, no ato da inscrição, teria que mencionar a idade e a posição de atuação. “Logo, sorteamos por idade e posição, para que os times pudessem ser os mais equilibrados possíveis”, explica.
Participam da competição desde atletas de 16 anos a outros acima de 55. “Lembrando que no regulamento que aprovamos, internamente com os líderes de cada time, após o sorteio, foi exigido que cada atleta jogue no mínimo um quarto completo, deixando ainda assim mais justa a participação de cada um que se inscreveu, integrando ao máximo todos os jpgadores”, observa, ao lembrar que a regra já é utilizada nos campeonatos de atletas Master Brasileiro.
Para participar do Campeonato Municipal, cada atleta precisou pagar R$ 90 de inscrição. O valor foi utilizado para custear os uniformes personalizados, com nome de cada jogador, e a premiação da competição. “Foram 63 inscrições confirmadas e pagas, com a criação de sete times de nove atletas cada”. Pessoas de baixa renda que recebiam algum auxílio pelo município não precisavam pagar a inscrição. Um atleta foi beneficiado com a decisão.
Sobre a disputa
A partida entre New York e Chicago abre a competição, a partir das 19h30 na Arena. A rodada segue nesta terça (12), com mais duas partidas. A primeira, às 19h30, entre Sacramento e Boston. Uma hora depois, às 20h30, jogam Los Angeles e Orlando. A fase classificatória terá sete rodadas, no formato todos contra todos, em turno único. Os quatro melhores avançam às semifinais. A decisão da competição está prevista para 7 de maio. “Tenho certeza que o campeonato será um sucesso. 0 brusquense adora basquete. Espero que isso possa se repetir ano a ano e o campeonato fique fixo dentro do calendário da fundação de esportes”, finaliza Kaiano.
Veja as equipes participantes