Home Brusque CBF divulga tabela do Brasileirão Feminino Série A-2

CBF divulga tabela do Brasileirão Feminino Série A-2

Chapecoense e Criciúma são os representantes de Santa Catarina

por Álvaro José
0

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela e o regulamento do Campeonato Brasileiro feminino da segunda divisão, a Série A2. A competição, prevista para começar dia 16 de maio, conta com 36 equipes divididas em seis grupos. As duas equipes catarinenses, Criciúma e Chapecoense estão nos grupos D e F respectivamente. A primeira fase está prevista para terminar em 26 de junho.

Tigre no Grupo D

O grupo do time do Sul do estado tem Atlético-GO, Vila Nova-ES, Fluminense-RJ, Red Bull Braganto-SP e uma equipe a ser definida. A estreia do Tigre será no dia 16 de maio contra um adversário vencedor do Campeonato Paranaense (caso não seja o Athletico PR que já está no Grupo F) ou contra o Sport Recife de Pernambuco.

Treinadora do Tigre aposta no time base

A técnica do Criciúma Bina Cassol acredita no trabalho da equipe, mesmo com muitas atletas da base. “Entramos no Brasileiro A-2 através da colocação no Catarinense em 2019. Agarramos essa oportunidade e estamos trabalhando muito para fazer um bom campeonato. Temos uma boa base do sub-18, mas buscamos reforços para almejar grandes objetivos”, comenta. Ela relata ainda o esforço do grupo e a seriedade com a qual o esporte feminino é tratado na cidade. “Apesar da competição ser adulta, essas meninas se comportam muito bem nos treinamentos. Agradecemos ao clube e também a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma por todo o suporte”, completa.

“Agarramos essa oportunidade e estamos trabalhando muito para fazer um bom campeonato”

Bina Cassol treinadora do Criciúma

Chape no Grupo F

A outra representante, a Chapecoense, estreia contra a Ponte Preta ainda sem data marcada. Além das equipes, estão no grupo F Vasco-RJ, América-MG, Brasil de Farroupilha-RS e Athletico-PR.

Nápoli de Caçador, no Meio Oeste do estado, conquistou o título da Série A2 em 2020. Foto: Andrielli Zambonin

Regulamento

  • Na primeira fase, os times se enfrentam em cinco rodadas dentro do grupo. O primeiro e o segundo colocados avançam para a próxima fase, além dos quatro melhores terceiros. Na fase seguinte, oitavas de final, um sorteio define os confrontos e mandos de campo. A partir dessa fase, a competição segue em forma de eliminatória até a final. No mata-mata, não terá gol qualificado. Empate no placar agregado leva a decisão para os pênaltis.. Os quatro times classificados para as semifinais garantem o acesso à elite do futebol feminino nacional de 2022. Os jogos de ida e volta da fase de acesso serão nos dias 11 e 18 de julho respectivamente.

Curiosidades sobre a competição

Na primeira fase, os três clubes das federações melhores posicionadas no Ranking Nacional de Federações do Futebol Feminino 2021, dentro de cada grupo, disputam três jogos como mandante e dois como visitante;

R$ 5 mil é o que cada clube recebe ade ajuda de custo para atuar como visitante. Como mandante, a quantia é de até R$ 10 mil para despesas. Viagens no raio de até 700km, o time fará o trajeto de ônibus com limite máximo de 23 pessoas. Viagens com distância superior a 700km, a viagem será de avião com limite máximo de 23 pessoas.

Confira os grupos do campeonato

Grupo A

Oratório, Iranduba, Assemurb, Esmac, São Raimundo, Real Ariquemes

Grupo B

EPD JC, Cefama, Paraíso, Tiradentes, Fortaleza, Vitória

Grupo C

Ceará, América/RN, Botafogo/PB,Náutico, UDA, Santos Dumont

Grupo D

Atlético/GO, Vila Nova/ES, Fluminense, A DEFINIR, Criciúma, Red Bull Bragantino

Grupo E

Juventude/BA,Mixto, SERC, CRESSPOM, Atlético/MG, Aliança

Grupo F

América/MG, Vasco da Gama, Ponte Preta, Chapecoense, Athletico/PR, Brasil de Farroupilha