Home FutebolAmador Coluna Personalidades do Esporte: Alcir Merízio

Coluna Personalidades do Esporte: Alcir Merízio

Atual prefeito de Botuverá tem trajetória de destaque no esporte

por Luiz Gianesini
0

Por Luiz Gianesini

O entrevistado desta semana é o desportista e  Prefeito de Botuverá Alcir Merízio-  filho de Pedro Merizio e Maria Merizio, caçula de doze irmãos; nascido em Botuverá/SC aos 11/03/1966; casado em 1991 com Marize Garcia Merizio, professora; duas filhas: Larissa Merizio, nascida em 05/09/1993, e Pietra Merizio, nascida em 14/04/1998Torce para o Águas Negras F.C., Brusque F.C. e C.R. Flamengo.

Nosso entrevistado: Alcir Merízio 

Breve apresentação

Tive uma infância muito feliz. Cresci podendo brincar na rua, cercado de bons amigos. Tenho boas recordações dessa época. Sempre fui ligado aos esportes, principalmente o futebol. Sou flamenguista e acompanho os campeonatos. Mas, minha grande paixão é o Águas Negras Futebol Clube, time da minha comunidade, ao qual defendi vários títulos e, ainda hoje, participo como membro da diretoria.

É importante a prática esportiva?
Esporte é vida!  E acredito que o esporte, de qualquer tipo, seja necessário para se ter uma vida mais leve e saudável. Sempre gostei de esportes, mas futebol é minha grande paixão.

Como foi a trajetória esportiva?
Iniciei no esporte aos 15 anos, atuando pelo pela equipe principal do antigo Botafogo de Águas Negras, hoje Águas Negras Futebol Clube, tendo conquistado vários títulos municipais, sendo nessa época atleta e o capitão da equipe:   1990, 1991, 2004, 2005 E 2009. EM 2017.  Nosso clube também sagrou-se campeão quando eu estava do lado de fora do gramado, torcendo pela nossa equipe. Disputei também o campeonato de futebol de salão nos idos de 2004 e 2005, também tendo levando o caneco de campeões.

Grande momento vivido no esporte?
Na disputa do título de 1991, entre Águas Negras e Orífico, partida disputada no campo do União, saímos vencendo no primeiro templo pelo placar de 1 a 0, inclusive com gol anotado por mim, acabamos sofrendo o empate nos acréscimos, o que levou a disputa por pênaltis, oportunidade em que vencemos . Foi um dia para guardar na memória – esse feito está documentado em DVD.

Algum acontecimento marcou sua trajetória?
A parte triste para as duas agremiações foi que, tanto o goleiro do Águas Negras – Valdir Merízio – meu irmão – e o goleiro do Orífico – Beto de Brida – acabaram falecendo poucos meses depois… ambos vítimas de acidente de caminhão – foi o último campeonato que os dois disputaram …. deixaram muita saudade.

Algum outro esporte além do futebol?
Participei também por dois anos nos micro e regional dos JOGOS ABERTOS DE SC, na modalidade de futsal e 4 anos na modalidade de Bocha Oficial… uma experiência única.

Em termos de diretoria também atuou?
Sim, fui Presidente do Águas Negras Futebol Clube, no período de 26 de fevereiro de 1995 a 11 de outubro de 2005, época que conseguimos fazer grandes obras: executamos o plantio do gramado, construímos o alambrado e a sede com área de mais de 500 m2, construímos também, os vestiários e instalamos chuveiros, cancha de bocha. Todo com a persistência e a união de toda a nossa Diretoria e  seus familiares, ressaltando-se  que também pegavam junto.

A importância do esporte?
Atualmente a gente fica muito feliz em ver que nosso clube – tão bonito e organizado – colhe os frutos de muito trabalho e sacrifício. Sempre vi o esporte como um lazer saudável – uma brincadeira entre amigos para aliviar o stress do dia a dia.

Trajetória política?
A política sempre esteve presente em minha família. Meu pai foi um grande exemplo, pois sempre defendeu suas ideias e buscou ajudar a todos. Ele ingressou na política, sendo eleito aos cargos de vereador e vice, onde trabalhava sem receber remuneração e até estradas ele patrolava. Ele levava a sério suas obrigações e se dedicava sem medir esforços. Isso influenciou a mim e meus irmãos, pois sempre buscamos estar atentos aos acontecimentos locais. Meu irmão Moacir Merízio também atuou na política local, sendo eleito prefeito e vice-prefeito em quatro mandatos.

 Eu sempre atuei nos bastidores, apoiando meu irmão e outros colegas candidatos, até que senti que poderia fazer mais estando na linha de frente. Como tenho muitos incentivadores, decidi candidatar-me a vice-prefeito, juntamente com  José Luiz Colombi, conhecido como Nene Colombi, pois, acredito nas propostas às quais nos comprometemos em realizar e confio na integridade da pessoa que atua comigo. Juntos, nesse mandato, conquistamos várias coisas, fizemos obras e conseguimos muitos recursos importantes para nosso Município, para dar continuidade aos trabalhos.. No último pleito eleitoral  fui eleito  Prefeito de Botuverá

Para finalizar
Como já citei o esporte nos ajuda a termos uma vida mais saudável, vejo, outrossim, que forma pessoas mais responsável, focadas e como espírito de equipe. Mas o esporte não é só lazer , ele pode também transformar pensamentos .

ÁGUAS NEGRAS F.C.
Em pé: Mário, Júnior, Luciâ, Tarcicio, César, Roque, Jair, Gerson, Alcir, Sérgio e Diego         
Agachados: Laércio, Marciano, Alcir, Cleiton, Alisson, Dudu, Isaías, Jaime, Alcione, Marciano, Jeferson e Lucas

Equipe de Águas Negras F.C.                         
Em pé: Mário, Júnior, Silvinho, Alcir, Rodrigo, Céaar, Dudu, Sérgio, Jair, Alex e Tarcíso. 
Agachados: Jaime, Laércio, Marcos, Alcione, Isaías, Cleiton, Alcir, Marciano, Diego, Ronaldo e Marciano V.

                                                                    Águas Negras F.C. – Alcir é o penúltimo em pé 

Equipe do Águas Negras F.C. 

Equipe do Águas Negras F.C. 

      Equipe de futsal