Home Itajaí e Litoral Com apenas 15 anos, atleta é sensação do vôlei de praia catarinense

Com apenas 15 anos, atleta é sensação do vôlei de praia catarinense

Suzi foi a primeira jogadora de Balneário Piçarras a participar de uma competição nacional

por Luiz Mendes
0

Incentivada pela irmã mais velha a dar início ao que se tornou paixão. Foi assim que Suzielen Piovesan, 15 anos, mais conhecida como Suzi, começou a praticar a modalidade de vôlei de praia. Natural de Balneário Piçarras, a atleta representa a cidade em competições pela modalidade desde 2017. Além disso, Suzi foi a primeira jogadora da cidade catarinense a participar de uma competição nacional. A atleta realiza os treinos da modalidade no CT Piçarras de Vôlei de Praia.

No último fim de semana, ela foi campeã do Intercâmbio Nacional de Vôlei de Praia, na categoria Sub-17. A competição ocorreu na Praia da Urca, na cidade do Rio de Janeiro, onde 21 duplas de todo o país disputaram o título. Suzi representou o estado ao lado da companheira Arielí Rescarolli, 15 anos, da cidade de Balneário Camboriú e do treinador Francisco Ricardo, o Chico, que ainda foi eleito o técnico destaque da categoria. Na competição, a dupla catarinense disputou seis duelos e, em todos, triunfou.

Um dos destaques catarinense na modalidade, Suzi comentou sobre a prática esportiva do vôlei, paixão que herdou da irmã mais velha, Suelen Piovesan, 23 anos. “Comecei a treinar vôlei de quadra com minha irmã há mais ou menos 4 a 5 anos. Dois anos depois, recebi o convite para jogar vôlei de praia e, de primeira, me apaixonei pela modalidade”, comenta Suzi.

Além do título de campeã no último fim de semana, Suzi já coleciona outras conquistas pela modalidade de vôlei de praia. Na disputa da Copa Santa Catarina, na categoria Sub-15, a atleta foi campeã, assim como no Estadual, onde também ficou com o primeiro lugar na mesma categoria. Já na Copa Santa Catarina, na categoria Sub-17, a atleta ficou com o terceiro lugar.

Antes de começar a trajetória nas praias, Suzi teve o primeiro contato com o vôlei de quadra – Foto: Divulgação

Início no Karatê

Antes de se apaixonar pelo vôlei de praia, no ano de 2015, Suzi foi atleta de karatê durante um ano e, na modalidade, conquistou alguns títulos. Na terceira etapa estadual “B”, na categoria kata equipe, kumite (luta) e kata, Suzi conquistou o terceiro lugar. Já na quarta etapa “B”, a atleta foi vice-campeã na categoria kumite individual.

Primeiro contato de Suzi com o esporte foi por meio do karatê – Foto: Divulgação

Na modalidade de karatê, Suzi comentou que teve uma ótima experiência e aprendeu coisas significativas e que vão além da modalidade. “Foi um momento muito bom. Tive vários ensinamentos importantes, como respeitar o próximo, algo que é fundamental no esporte”, destaca a atleta.