Home Outros Conheça as propostas dos candidatos de Brusque para o Esporte: Ari Vequi

Conheça as propostas dos candidatos de Brusque para o Esporte: Ari Vequi

No início da década de 1990 ingressou na vida pública. Ficou por 25 anos no Governo do Estado. Em 2016, junto com Dr. Jonas, participou de sua primeira eleição como candidato, sendo eleito ao lado do médico com 25.171 votos. Concorre pela coligação “Brusque mais forte”, que tem como vice-prefeito na chapa Pastor Gilmar, do Democracia Cristã.

por Redação
0

José Ari Vequi tem 51 anos e é natural de Camboriú. Com 10 anos se mudou para Brusque. No início da década de 1990 ingressou na vida pública. Ficou por 25 anos no Governo do Estado. Em 2016, junto com Dr. Jonas, participou de sua primeira eleição como candidato, sendo eleito ao lado do médico com 25.171 votos. Concorre pela coligação “Brusque mais forte”, que tem como vice-prefeito na chapa Pastor Gilmar, do Democracia Cristã.

Nome: José Ari Vequi
Filiação: Henrique Vequi e Braulina Vinholi Vequi
Data e local de nascimento: 02/11/1968, em Camboriú
Idade: 52 anos
Profissão: Administração pública
Estado Civil: Casado
Filhos: 1 
Bairro de residência atual: Santa Terezinha 
Cargos políticos já ocupados. Atual vice-prefeito do município

Coligação: Brusque Mais Forte (DEM/MDB/DC/PSDB)
Chapa: Ari Vequi (MDB) / Pastor Gilmar (DC)
Número na urna – 15

Por que o candidato se considera apto para ser o novo prefeito de Brusque?

Desde meu primeiro dia no atual governo, encarei como missão os problemas que me foram dados. Arregacei as mangas e trabalhei muito por nossa cidade. Colocamos Brusque de volta nos eixos. Com muita coragem, humildade e confiança, lancei minha candidatura para ser o Prefeito de nossa cidade. Daqui pra frente, fazer mais pra resolver é meu compromisso com a comunidade. O compromisso com uma Brusque mais humana e sustentável, que foque na melhoria da qualidade de vida das pessoas nos bairros, atuando sempre com seriedade e ética com dinheiro público. Esse é o meu jeito de fazer. Amo Brusque e entendo que a cidade é de sua gente. Por isso, apresentei minha candidatura e Plano de Governo, tendo ao meu lado como candidato a vice o pastor Gilmar Doerner”

EsporteSC – Qual será a prioridade em seu governo, esporte de base e/ou rendimento?

Ari Vequi – Ambos são extremamente importantes, pois tem características e necessidades diferentes. Até porque não se tem esporte de rendimento com qualidade sem uma boa base. Então, é necessário oferecer condições adequadas para as crianças e adolescentes de conhecer e praticar diversas modalidades. Por isso, uma das nossas preocupações na gestão atual foi viabilizar a reforma, cobertura e construção de novas quadras de esportes nas escolas municipais, para atendimento não só dos estudantes, mas da comunidade. Nosso objetivo é fomentar as ações de iniciação esportiva e esporte amador, ampliando as modalidades e incentivando a maior participação. No que se refere ao esporte de rendimento, vamos continuar investindo nas modalidades que hoje representam o município nos Jogos Abertos, Escolares, entre outras competições. Também manteremos os Jogos Comunitários, para incentivar o esporte e a convivência entre os bairros. Enfim, tudo que pudermos fazer de apoio ao esporte será feito.

EsporteSC – Quais serão suas principais políticas públicas para o esporte?

Ari – Temos uma histórica relação com o esporte em Brusque. Para manter essa chama acessa, iremos não apenas manter a bolsa atleta e o bolsa técnico, mas vamos ampliar a utilização das praças e espaços públicos de integração com ações vinculadas à cultura, esporte, lazer e promoção da cidadania. Isso será refletido em mais praças no município, que é historicamente uma referência quando se fala em esporte. Somos o berço dos Jogos Abertos Catarinenses, sempre fomos bem representados no futebol, da base ao profissional e se eleitos, não mediremos esforços para, por meio de políticas públicas, criar oportunidades cada vez melhores para o fomento do esporte brusquense. Para isso, também vamos continuar contando com o apoio da iniciativa privada. Não temos dúvida de que a união de esforços nos traz sempre melhores resultados.

EsporteSC – Qual sua posição sobre a autonomia da FME?

Ari – Sendo uma fundação, ela tem autonomia administrativa. Do mesmo modo que vai seguir as diretrizes do governo. Todas as ações na área do esporte, assim como nas demais áreas da administração pública municipal serão tomadas de modo que os principais envolvidos atuem de forma participativa.

EsporteSC – Como fomentar a prática de esportes na Arena Brusque, bem como a participação do público nos eventos esportivos?

Ari – Para fomentar a prática de esportes na Arena vamos tentar trazer para a nossa cidade eventos esportivos de cunho estadual e nacional, por meio de patrocínios e parcerias para buscar movimentar aquele espaço, que é uma arena grande e precisa ser utilizada. Também continuaremos apoiando modalidades já consolidadas na cidade, como futebol de salão, basquete e ginástica rítmica. Ou seja, aquelas modalidades que hoje utilizam a Arena para suas apresentações. Sobre a participação do público, ela é reflexo da boa condução de todas as ações. Na base, há o envolvimento das famílias e amigos dos atletas, como forma de incentivo e reconhecimento. Bem como, nos esportes de rendimento, quando há uma boa campanha, os brusquenses costumam ser muito participativos.

EsporteSC – Qual seu projeto para levar a prática de esporte aos bairros?

Ari – Aos finais de semana, teremos professores custeados pelo programa Bolsa Técnico atendendo crianças e adolescentes em quadras esportivas municipais nos bairros. Assim, poderemos preparar os nossos jovens para o esporte, usando as quadras poliesportivas e equipamentos que já temos hoje nas diversas localidades.

EsporteSC – O que propõe de iniciativas voltadas ao esporte para especiais (pessoas com deficiência) e também para inclusão do público da terceira idade?

Ari – A prática de esportes entre pessoas com deficiência é extremamente importante e merece total apoio do poder público. Em nível mundial temos as Paraolimpíadas, mas é nos municípios que esses atletas conhecem novas possibilidades. Por isso, uma das nossas principais ações será apoiar e incentivar as entidades hoje organizadas, que atendem esses públicos. A terceira idade também merece toda a nossa atenção. Em Brusque, temos modalidades tradicionais como a bocha, por exemplo. Nosso compromisso é manter as iniciativas já existentes e apoiar novas oportunidades para garantir a qualidade de vida dos nossos idosos.

EsporteSC – Quais critérios levará em conta para escolha do novo superintendente da FME?
Ari – Iremos nomear um superintendente que tenha conhecimento da área esportiva e que tenha relação com a classe esportiva de Brusque. Alguém que possa avançar cada dia mais no trabalho da Fundação.