Prefeito de Guabiruba em três oportunidades, Orides Kormann, MDB, tenta novamente chegar ao cargo máximo do Executivo Municipal nesta eleição ao lado do empresário Cesário Martins, que já foi seu vice em 2008. Casado há 42 anos, ele é pai de três filhas e avô de três netos. Atualmente vive no Centro. É a sétima vez que se candidata ao cargo máximo do executivo. A primeira delas foi em 1988, mas sua primeira vitória nas urnas veio na eleição seguinte, em 1992, quando governou Guabiruba de 1993 a 1996. Também comandou a cidade de 2004 a 2008, sendo reeleito no mandato seguinte: 2009 a 2012.
Nome completo: Orides Kormann
Filiação: Harry Kormann e Renata Schumacher Kormann
Data e local de nascimento: 16/10/1952, em Brusque
Idade: 68 anos
Profissão: Aposentado
Estado Civil: Casado
Cônjuge: Angelika Kormann
Filhos: 3: Eloise, Elisiane e Elisa
Bairro de residência atual: Centro
Cargos políticos já ocupados: Prefeito por três mandatos: 1993 a 1996; 2005 a 2008; e 2009 a 2012.
Coligação: PSL/DEM/MDB – Venha Você também
Chapa Orides Kormann (MDB) / Cesário Martins (DEM)
Número na urna: 15
Por que o candidato se considera apto para ser o novo prefeito de Guabiruba?
“Além da experiência que carrego de três mandatos como prefeito do município, à frente da Prefeitura, conheço muito bem nosso município e sua população. Converso com todo o povo e circulo por todos os bairros da cidade, não só agora nesse período de campanha, mas no meu dia-a-dia durante esses quatro últimos anos, então sei quais são os maiores anseios dos guabirubenses e quais são as maiores necessidades reais da cidade. Creio que hoje estou mais preparado do que nunca para atender Guabiruba e todos os guabirubenses como prefeito”.
EsporteSC – Quais serão suas principais políticas públicas para o esporte?
Orides Kormann: Acreditamos que o esporte é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento humano, uma vez que é instrumento de formação de cidadania, integração comunitária e qualidade de vida. Em nosso plano de governo, assumimos o compromisso de promover e valorizar o esporte, apoiando entidades esportivas, incentivando o esporte amador e os eventos esportivos voltados para todos os públicos. E em apoio e incentivo ao esporte profissional do município, vamos apoiar e ampliar a Bolsa Atleta e a Bolsa Técnico.
EsporteSC – Como fomentar a prática de esportes no ginásio municipal, bem como a participação do público nos eventos esportivos?
Orides: Teremos o compromisso, se eleitos, de construir um novo Centro de Eventos Municipal que incluirá quadra poliesportiva e estrutura para sediar eventos esportivos de grande porte. Esse Centro de Eventos ajudará a atrair mais jogos para o município, além de atrair mais público a esses jogos. Iremos também implementar políticas públicas de apoio a projetos esportivos voltadas às crianças e aos adolescentes, trazendo essa juventude para o esporte e suas famílias para o público, fomentando a prática esportiva em todos os bairros, inclusive no Ginásio Municipal.
EsporteSC – Qual seu projeto para levar a prática de esporte aos bairros?
Orides: Um dos principais comprometimentos com o Esporte afirmado em nosso Plano de Governo é nosso apoio a todas as entidades esportivas do município. Isso inclui, por exemplo, os diversos times das associações de bairro, e as escolinhas de futebol e de tantas outras modalidades do esporte. Iremos também continuar apoiando e buscar expandir ainda mais o apoio da Prefeitura aos Jogos Comunitários, que movimentam nos bairros a prática de diversas modalidades esportivas, e que envolvem dezenas de equipes e de atletas profissionais e amadores.
EsporteSC – O que propõe de iniciativas voltadas ao esporte para especiais (pessoas com deficiência) e também para inclusão do público da terceira idade?
Orides: Nosso objetivo é apoiar a criação de projetos de educação e formação esportiva para deficientes físicos. Iremos buscar também apoiar a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) em projetos que envolvam a inserção de seus alunos nas mais diversas práticas esportivas. Além disso, queremos estudar a possibilidade do retorno dos Jogos dos Idosos, que incentivava a prática de esportes e de atividade física entre atletas da terceira idade, além de promover a interação sadia e a união dos grupos de idosos de todos os bairros.
EsporteSC – Quais critérios levará em conta para escolha do novo secretário de Esporte?
Orides: Acima de tudo, devemos buscar alguém que contribua ativamente ao cenário do esporte no município. Acreditamos, como acreditamos e praticamos em todas as nossas gestões passadas, em montar nossa equipe de secretários e diretores com pessoas empenhadas e colaborativas, que tenham conhecimento técnico e que conheçam a realidade da área. Temos a intenção também de olhar primeiro para a equipe de trabalho já existente na Prefeitura, valorizando e priorizando sempre que possível os profissionais que já atuam com o município.
Veja o que diz o Plano de Governo do candidato para o esporte
Plano de Governo – “Esporte e lazer”
Promover e valorizar o esporte amador como caminho para desenvolver talentos, integrar a comunidade e promover qualidade de vida;
Apoiar a manutenção e expansão das atividades de esporte do município;
Apoiar entidades esportivas guabirubenses;
Apoiar a realização dos Jogos Comunitários;
Estimular a realização de eventos que contribuam para a formação cidadã e psicossocial da juventude;
Criar um Centro de Eventos municipal;
Criar projeto de implementação de ciclovias de passeio;