Home Outros Conheça as propostas dos candidatos de Guabiruba para o Esporte: Valmir Zirke

Conheça as propostas dos candidatos de Guabiruba para o Esporte: Valmir Zirke

Empresário do ramo de funerárias, o candidato do progressistas tem como vice na chapa pura Cledson Kormann. Zirke tem 51 anos, é casado há 27 anos e pai de um filho. Concorreu a um cargo político pela primeira vez em 2004, como candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores. Na eleição seguinte foi um dos postulantes à Câmara de Vereadores, mas não conseguiu se eleger mesmo sendo o segundo mais votado do cargo.

por Redação
0

Atual vice-prefeito do município, Valmir Zirke tenta pela segunda vez ser o principal comandante do município. Empresário do ramo de funerárias, o candidato do progressistas tem como vice na chapa pura Cledson Kormann. Zirke tem 51 anos, é casado há 27 anos e pai de um filho. Concorreu a um cargo político pela primeira vez em 2004, como candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores. Na eleição seguinte foi um dos postulantes à Câmara de Vereadores, mas não conseguiu se eleger mesmo sendo o segundo mais votado do cargo.

Nome completo: Valmir Zirke
Filiação: Onildo Zirke (in memoriam) e Maria Gertrudes Zirke
Data e local de nascimento: 03/02/1969
Idade: 51 anos
Profissão: Empresário
Estado Civil: Casado
Cônjuge: Wiliane Greis Debatin Zirke
Filhos: 1: Gustavo
Bairro de residência atual: Centro
Cargos políticos já ocupados: Vice-prefeito, de janeiro de 2013 aos dias atuais.

Coligação: PP – Avança Guabiruba
Chapa Valmir Zirke (PP) / Cledson Kormann (PP)
Número na urna: 11

Por que o candidato se considera apto para ser o novo prefeito de Guabiruba?

“Hoje sou o mais apto à prefeitura de Guabiruba. Foram 7 anos e 11 meses de muito trabalho. Pela primeira vez na história de Guabiruba teve um vice atuante, participativo. Mesmo não tendo a obrigação, estive todos os dias na prefeitura, nas obras, enfim, em tudo. A cidade aprendeu a ter um vice-prefeito que olha pelo seu povo, e isto me capacita para ser um prefeito ainda melhor. O povo me paga e nada mais justo que minha obrigação estar todos os dias na prefeitura. Tivemos uma gestão seria, na lisura dos recursos públicos, cuidando do seu dinheiro. Foram oito anos sem um único caso de ilegalidade, de corrupção, algo que já estava virando rotina nos noticiários sobre nossa cidade. Transformamos Guabiruba nos últimos anos e, com certeza, com Zirke e Cledson terá continuidade. Vamos fazer de nossa cidade um lugar cada vez melhor para se viver, investindo em todas as áreas e fazendo você guabirubense cada dia mais feliz por viver nesta amada cidade. Contamos com você, em novembro vote 11”.

EsporteSC – Quais serão suas principais políticas públicas para o esporte?

Zirke – Primeiramente, agradecemos o espaço ao Jornal EsporteSC. Nossa gestão no esporte continuará baseada no belo trabalho que viemos fazendo ao longo dos últimos 7 anos e 11 meses. Guabiruba respira esporte, e nunca se investiu tanto. Um trabalho de estímulo, de crescimento do esporte e acima de tudo em proporcionar a população de Guabiruba um ambiente cada vez melhor nas práticas esportivas em nosso município. Incentivo permanente a todos os campeonatos municipais, jogos comunitários e melhorias na estrutura física.

EsporteSC – Como fomentar a prática de esportes no ginásio municipal, bem como a participação do público nos eventos esportivos?

Zirke – Hoje, o ginásio de esportes recebe durante semana aulas para crianças e adolescentes nas modalidades de voleibol, ginástica rítmica e tênis de mesa. Estamos buscando parcerias para fomentar outras modalidades e assim levar cada vez mais esporte a todos. A participação do público em eventos esportivos também é marca do povo guabirubense. Destacamos os Jogos Comunitários que envolvem mais de duas mil pessoas todos os anos, assim como os campeonatos municipais, Jogos Escolares e Jogos da Terceira Idade. Em nosso plano de governo contemplamos a criação de um centro multiuso, que visa dar uma maior comodidade, ampliar e aperfeiçoar as modalidades e trazer à cidade eventos de nível estadual e nacional, fazendo Guabiruba destaque no esporte.

EsporteSC – Qual seu projeto para levar a prática de esporte aos bairros?


Zirke –
Em nossa gestão, a melhoria nas estruturas físicas das escolas foi nítida. Com destaque a cobertura e revitalização das quadras das escolas Oswaldo Ludovico Fuckner, Anna Othília Schlindwein e Padre Germano Brandt. Hoje, as Apps, em parceria com a comunidade, abrem a noite para a prática esportiva. Acontece também nas comunidades as escolinhas de futebol e karatê, através de convênio entre prefeitura, AFEG e Karatê, onde cerca de 250 alunos são atendidos e em quase 8 anos foram investidos mais de R$ 600 mil reais. Outra importante ação apoiada pela Secretaria de Educação e em parceria com o setor privado são aulas em contraturno escolar em diversas modalidades, tais como: ginástica rítmica, jiu-itsu, tênis de mesa, voleibol, handebol e basquete. Além disso, a Secretaria de Esportes contribui com a roçagem de 12 campos de futebol, usados pela comunidade em geral. Manteremos todos estes apoios, e fortaleceremos novas modalidades, contribuindo para levar saúde a todos os guabirubenses.

EsporteSC – O que propõe de iniciativas voltadas ao esporte para especiais (pessoas com deficiência) e também para inclusão do público da terceira idade?

Zirke – A inclusão no esporte foi marca de nossa gestão. Em 2018, em parceria com a prefeitura, a Apae levou os alunos para as olimpíadas das Apaes, e tivemos também um aluno da rede escolar participando das Paraolimpíadas escolares, ficando entre os três melhores do Brasil. Nosso intuito é continuar, juntamente com a Apae e os professores da rede de ensino municipal, buscando ideais para continuar aquecendo a inclusão dos alunos no esporte. Para a nossa terceira idade que é um destaque, tão participativa nos mais diversos campeonatos municipais, desde bocha, canastra, dominó, assim como nos Jogos da Terceira Idade, continuar levando a eles a alegria que o esporte proporciona, melhorando a sua qualidade de vida, lazer e interação.

EsporteSC – Quais critérios levará em conta para escolha do novo secretário de Esporte?

Zirke – Guabiruba vive hoje um novo modelo de administração pública, onde os cargos são por competência técnica, e é assim que continuará sendo. O que está bom irá continuar e o que vermos a necessidade de mudança assim o será feito. Porém, nossa prioridade é primeiro chegar à prefeitura e, posteriormente, em conjunto com as entidades civis organizadas, debater e ver o melhor para Guabiruba.

Veja o que diz o Plano de Governo do candidato para o esporte 

Plano de Governo – Item 6 – “Esporte e lazer”

Manutenção do apoio às entidades esportivas guabirubenses;

Valorização do esporte amador;

Ampliação de Bolsa atleta e Bolsa técnico;

Fortalecer as competições e Jogos Comunitários;

Criar o Centro Esportivo Multiuso;

Ampliação das ciclovias com estrutura de apoio ao turismo;

Tornar Guabiruba referência em cicloturismo em Santa Catarina;

Aquisição veículo para transporte de atletas;

Fortalecer o conselho e criar o Fundo Municipal de Esportes;

Criação da pista de skate junto ao Parque Municipal.