Home Basquete Copa SC Sub-16 abre a temporada estadual de basquete

Copa SC Sub-16 abre a temporada estadual de basquete

Realizada em sete cidades, competição conta mais de 400 atletas

por Luiz Mendes
0

A temporada estadual de basquete começa neste fim de semana, com a estreia da Copa Santa Catarina Sub-16 Feminino e Masculino. A partir desta sexta-feira (16), a Federação Catarinense de Basketball (FCB) dá início à primeira fase da competição, que será realizada em sete cidades do estado e conta com 29 equipes e 435 atletas em quadra marcando o retorno das categorias menores de idade desde o fim da temporada 2019. Pensando na segurança dos participantes, a competição não contará público.

São quatro grupos no masculino com os primeiros colocados de cada regional se classificam para o quadrangular final da Copa SC, enquanto os segundos colocados fazem o quadrangular da Taça FCB. Já a competição no feminino é formada por três grupos com as primeiras colocadas fazendo o triangular final da Copa SC, enquanto as segundas colocadas definem a campeã Taça FCB.

Segundo o o presidente da FCB, Fábio Deschamps, a opção de uma competição de período curto foi parar ter uma retomada gradual das atividades. São quase dois anos sem atuar, as situações são diferentes em cada região do estado, então a escolha foi em trazer a Copa SC e a Taça FCB do adulto para a base.

“Vai ser feita em cinco categorias até o Sub-20 e, junto com o Circuito 3×3, é uma forma de dar o primeiro passo visando o retorno definitivo num segundo momento. É uma competição de preparação, mas com aquela emoção do título logo adiante, então vai ser muito gratificante ver os atletas competindo novamente”, destaca Deschamps.

Copa SC Sub-16 abre a temporada estadual de basquete Foto: Dino Moreira

Para garantir o retorno seguro, todos os atletas, árbitros, dirigentes e demais pessoas em quadra serão devidamente testadas, seguindo os protocolos de saúde desenvolvidos pela Fesporte em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde e respeitando as resoluções municipais. Foram meses de conversas com os órgãos estaduais, clubes e ligas filiados para garantir a segurança de todos. Com isso, a FCB realizou uma logística de compra e distribuição dos mais de 500 testes de Covid-19 usados nesse fim de semana para os quatro cantos do estado.

“Estávamos com saudades de toda essa movimentação para jogos, mas a única forma de voltar era realmente de garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas nos jogos. Em 2020 realizamos três estaduais (dois adultos e Sub-19 Feminino) sem nenhum caso de Covid, Finais do Brasileiro da CBB em maio, idem, então agora é hora de darmos mais um passo. Foram meses sem poder dar uma resposta concreta de quando voltaríamos e agora finalmente podemos dar essa boa notícia”, completou Deschamps.

Além da testagem, há uma série de protocolos que serão seguidos com aferição de temperatura, higienização constante dos espaços, álcool em gel em todos os setores do ginásio, garrafinhas de água individuais, uso de máscara de quem não estiver em quadra, distanciamento no banco de reservas, entre outras medidas para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Este também é um momento importante para os 153 oficiais de arbitragem catarinense, fundamental para a realização de 1,3 mil jogos por ano pela FCB antes da pandemia. Os eventos realizados nesse período tiveram equipes reduzidas, mas nesta fase serão mais de 70 profissionais entre árbitros e oficiais de mesa que atuarão nas 46 partidas da rodada.

O basquete catarinense está de volta e a Copa Santa Catarina Sub-16 Masculino e Feminino é um evento realizado pela Federação Catarinense de Basketball em parceria com a Trimania.

Confira a tabela completa dos jogos

Fotos: Dino Moreira