A vaga à decisão do Campeonato Brasileiro da Série C já está garantida ao Brusque FC, mas o Marreco ainda tem uma importante missão na última rodada da segunda fase da competição. Apesar de apenas cumprir tabela no domingo (8), diante do São José, o Bruscão ainda precisa de uma vitória para garantir o direito de jogar em casa o segundo jogo da decisão.
O time se reapresentou nesta terça-feira (3) no CT, local onde o técnico Luizinho Lopes comandou um treino físico. Os atacantes Luizinho e Tobinha se apresentaram e deram início à transição física. O treinador não poderá contar com o volante Rodolfo e o lateral-esquerdo Alex Ruan, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Confira os cenários para o Brusque decidir em casa
Em caso de vitória o Brusque vai a 46 pontos na soma dos resultados obtidos na primeira e segunda fase. Assim sendo, a equipe não poderá ser ultrapassada por Amazonas e Volta Redonda, hoje com 42 e 40, respectivamente. Quem lidera o grupo B, atualmente, no entanto, não é nenhuma destas equipes, mas o Paysandu. O Papão, todavia, pode chegar no máximo a 42 pontos, ficando, na melhor das hipóteses, um atrás do Bruscão.
Se empatar, o Brusque tem que torcer para o Amazonas não vencer o já eliminado Botafogo (SP) em casa para não ter que decidir a final em Manaus, assim como ocorreu na decisão da Série D em 2019. Caso tropece e o Amazonas vença, o Brusque ainda tem chances de decidir em casa, mas ai depende de uma vitória do Paysandu, diante do Volta Redonda, no Rio, resultado que eliminaria o time amazonense da disputa.
Se perder, o Brusque só decide no Augusto Bauer caso o Paysandu vença o Botafogo (SP) fora de casa e seja o primeiro colocado do grupo B. Neste caso, o Papão chegaria a 13 pontos no grupo e 42 no total, contra 43 do Marreco.
Como estão as chaves na luta pelo acesso
Grupo A –
1º Brusque – 12 pontos (enfrenta o São José, domingo (8), 16h, em Brusque)
já classificado à Série B (depende de uma vitória contra o São José para decidir a competição em casa)
2º São Bernardo – 7 pontos (enfrenta o Operário, domingo (8), 16h, em Ponta Grossa)
Se vencer o Operário, fora de casa, o São Bernardo garante o acesso. Se empatar, torce para o Brusque não ser derrotado no Augusto Bauer para o São José. Se perder, o Berno é ultrapassado pelo próprio Operário nos critérios de desempate e está eliminado da Série C do Brasileiro. Em caso de empate, o time paulista precisa que o São José não vença o Brusque fora de casa, para não ser eliminado pelo time gaúcho no confronto direto.
3º São José – 5 pontos (enfrenta o Brusque, domingo (8), 16h, em Brusque)
Precisa vencer o Brusque e torcer pelo tropeço do São Bernardo diante do Operário. Em caso de empate ou derrota está eliminado.
4º Operário – 4 pontos – (enfrenta o São Bernardo, domingo (8), 16h, em Ponta Grossa)
Se vencer o São Bernardo no confronto direto chega aos mesmos 7 pontos do adversário, mas passa o rival nos critérios de desempate (saldo de gols marcados no confronto direto ou gols pró).
Grupo B
1º Paysandu – 10 pontos (enfrenta o Volta Redonda, sábado (7), 18h, em Volta Redonda)
Uma vitória, fora de casa, contra o Volta Redonda, garante o Paysandu na Série B de 2022 e na final da Série C deste ano. Se empatar, garante o acesso, mas depende que o Amazonas não vença o já eliminado Botafogo (PB), em Manaus, para ir à decisão.
2º Amazonas – 9 pontos (enfrenta o Botafogo (PB), sábado (7), 18h, em Manaus)
Uma vitória, em casa, diante do Botafogo, garante o time do Amazonas na Série B de 2024. Caso vença e o Paysandu não ganhe do Volta Redonda, no Rio, o time ainda fica com a vaga na final da competição. Se empatar fica com o acesso mesmo em caso de vitória do Volta Redonda por ter vencido as duas partidas sobre o adversário no confronto direto.
3º Volta Redonda – 7 pontos (enfrenta o Paysandu, sábado (7), 18h, em Volta Redonda)
Em caso de vitória empata em pontos com o Paysandu, mas fica à frente do adversário e garante o acesso no confronto direto (Um empate e uma vitória). Se ganhar o seu jogo e o Amazonas perder para o Botafogo (PB) o Voltaço ainda garante vaga na final. Se o Amazonas empatar, todos os três times (Volta Redonda, Paysandu e Botafogo) terminam com 10 pontos e o confronto direto entre os três será utilizado para definir os dois classificados. Agora, se o Volta Redonda empatar ou perder para o Paysandu está eliminado.
4º Botafogo (PB) – 3 pontos (enfrenta o Amazonas, sábado (7), 18h, em Manaus)
Já está eliminado