A primeira rodada do Campeonato Catarinense 2026 será encerrada nesta quinta-feira (8), às 19h, com o confronto entre Carlos Renaux e Concórdia, no Estádio Augusto Bauer, em Brusque. A partida marca o retorno do Vovô à elite do futebol estadual após mais de 40 anos de ausência da primeira divisão.
Clube mais antigo em atividade no futebol de Santa Catarina, o Carlos Renaux chega ao Catarinense embalado pela campanha do título da Série B de 2025. O acesso foi conquistado diante do Metropolitano, enquanto o título veio no duelo contra o Camboriú. Na mesma temporada, o clube também disputou a Copa Santa Catarina, encerrando sua participação ainda na fase de grupos.
Para a disputa da Série A, o Carlos Renaux manteve o técnico Diego Corrêa, que assumiu a equipe na reta final da Série B e comandou o time nas partidas decisivas do acesso e do título. O trabalho no Vovô é o primeiro de Corrêa à frente de uma equipe profissional. Antes disso, o treinador acumulou experiência nas categorias de base do Marcílio Dias e teve passagem pelo Brusque, além de comandar o Tricolor também na Copa SC.
A diretoria apostou na manutenção da base campeã e confirmou renovações consideradas estratégicas, como o zagueiro Wellington Rocha, o volante Lucas Rocha, o meia Guga e o atacante Cássio, todos destaques na campanha da Série B. A montagem do elenco seguiu a filosofia de valorização de jovens atletas, com a chegada de reforços promissores.
Entre as contratações está o lateral Gerson, velho conhecido da torcida, que retorna ao clube após integrar o elenco campeão da Série B e chegar do Marcílio Dias. Também reforçam o grupo o meia Tinoco e o volante Ruan de Nes, ambos oriundos das categorias de base do Tubarão. Para agregar experiência, o clube anunciou ainda o meia colombiano Almer Salas, ex-Chapecoense, com passagem pelo próprio Concórdia e por clubes como Ypiranga-RS e Esportivo-RS.
Na preparação para a estreia, o Carlos Renaux realizou dois jogos-treinos. O primeiro terminou empatado em 1 a 1 com o Santa Catarina. Na sequência, o Vovô voltou a empatar pelo mesmo placar diante do Figueirense, fora de casa, mostrando equilíbrio às vésperas do início do Estadual.
Em coletiva nesta quarta-feira, o técnico Diego Corrêa mostrou confiança para a estreia. Ele destaca que, apesar de um elenco jovem, conta com um plantel de qualidade, com jogadores motivados para fazer uma grande competição. “São atletas jovens, que estão lutando pelo seu espaço e com sede de vencer. Confio muito no elenco que foi montado”, disse.
O atacante Cássio, que foi um dos destaques do título da Série B diz que sempre teve como meta jogar a Série A e que está muito feliz pela oportunidade. “A gente sabe que é um campeonato difícil, um grupo complicado, mas estamos extremamente confiantes, fizemos uma pré-temporada muito forte para fazer um grande campeonato”, diz.
O provável Vovô deve vir a campo com: Edson; Guilherme Silva, Tiago, Wellington Rocha, Gerson; Victor Carré, MT, Guga, Jefferson Tavares; Cássio, Mococa.
Foto: Gleison Ferraz/Assessoria CACR

