No primeiro clássico com torcida desde o início de 2020, Figueirense e Avaí se enfrentam na rodada decisiva da Copa Santa Catarina. A bola rola às 20h desta quarta-feira (27), no Orlando Scarpelli, pela 7ª e última rodada, simultaneamente aos demais confrontos.
Matemática
O Figueira depende apenas de um empate para terminar entre os 4 primeiros e se classificar para a semifinal. Caso perca, depende de uma combinação de insucessos de Criciúma, Marcílio Dias e Juventus para ficar com a vaga. A vitória assegura a segunda colocação pro Furacão, que disputaria o confronto decisivo do mata-mata em casa.
Já para o Avaí, a tarefa é mais complicada. O Sub-23 do Leão deve vencer, obrigatoriamente, e torcer para que uma equipe entre Criciúma e Marcílio saia derrotada na rodada. Além disso, o Juventus não pode vencer por um saldo maior do que o do clássico na capital.
Preparação
O Alvinegro tem três desfalques no time titular, o zagueiro Lucas Cezane, lateral Éverton Santos e meia Rodrigo Bassani. Guilherme Teixeira e Guilherme Garré vem jogando no lugar de Cezane e Bassani, mas o lateral reserva, Lucas Veber, está com uma virose e ainda é dúvida. Caso não jogue, Vinícius Kiss deve ser improvisado na posição.
O Figueira deve ir à campo com: Rodolfo; Vinícius Kiss (Lucas Veber), Guilherme Teixeira, Rayne, Foguinho; Dener (Lucas Veber), Oberdan, Guilherme Garré; Lucas Silva, Andrew e Bruno Paraíba. Técnico: Jorginho.
O Sub-23 do Avaí tem dois desfalques entre os titulares: Jô, centroavante que cumpre suspensão, e Felipe Camargo, zagueiro, que segundo Cristian Delosantos, da Rádio Guarujá, deve viajar para Ponta Grossa (PR), para compor elenco no time principal, que não terá Betão, suspenso.
O provável 11 do Avaí deve ser composto por: André; Felipe, Geladeira, Raul, Leocovick; Kazu, Jean Martim, Fraga; Gustavo Modesto, Matheus Lucas e Alemão. Técnico: Evando.
Contestados
Os comandantes das duas equipes, Evando, do Sub-23 do Avaí, e Jorginho, do Figueirense, são constantemente cobrados nas redes sociais. Boa parte da torcida avaiana entende que Evando não é o técnico ideal para o time de base, enquanto um percentual da torcida alvinegra pede a demissão de Jorginho desde a disputa da Série C.
Apesar das críticas, Evando compõe a comissão técnica permanente do Leão da Ilha desde 2015 e já foi treinador interino do time principal em diversas ocasiões, enquanto Jorginho está próximo de completar um ano no comando técnico do Figueira.
Primeiro clássico com público
Desde o dia 2 de fevereiro de 2020, os clássicos de Florianópolis foram disputados com portões fechados, sendo três no período, dois com vitórias avaianas e um com triunfo alvinegro. O jogo desta quarta (27) será o segundo e, provavelmente, o último do ano. Para o ano que vem, há apenas um clássico previsto, no Campeonato Catarinense, já que o Figueira segue na Série C, enquanto o Avaí disputa o acesso para a Série A.
Raio-x
Apesar de algumas inconsistências nos números, todas as estatísticas apontam o Figueirense como o maior vencedor do clássico de Santa Catarina, tanto na Ressacada, quanto no Orlando Scarpelli, enquanto o Avaí fez mais gols e possui mais vitórias no Estádio Adolfo Konder.
Confira os números:
Jogos: 429
Vitórias do Figueirense: 149
Empates: 134
Vitórias do Avaí: 146
Gols marcados pelo Figueirense: 534
Gols marcados pelo Avaí: 587
Maior artilheiro pelo Figueirense: Calico – 21 gols em 40 jogos
Maior artilheiro pelo Avaí: Saul – 41 gols em 45 jogos
Mais jogos pelo Figueirense: Pinga – 59 jogos
Mais jogos pelo Avaí: Nizeta – 50 jogos
Último jogo: Avaí 1×0 Figueirense – Catarinense (3/3/2021)
Última vitória do Figueirense: Figueirense 2×0 Avaí – Série B (26/12/2020)
Foto: Eduardo Valente/Estadão
Ficha técnica
COPA SANTA CATARINA
7ª rodada
Figueirense x Avaí
Data: 27/10/2021 (quarta-feira)
Hora: 20h
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Henrique Neu Ribeiro e Johnny Barros de Oliveira
Fotos: Frederico Tadeu/AFC e Patrick Floriani/FFC; Montagem: Matheus Deichmann/EsporteSC