Home Artes Marciais Projeto de Karatê de Guabiruba atende mais de 100 crianças em quatro polos

Projeto de Karatê de Guabiruba atende mais de 100 crianças em quatro polos

Alunos participam de aulas nos bairros Guabiruba Sul, Lageado Baixo, Aymoré e Centro

por esportesc
0

Há 16 anos, o projeto do karatê de Guabiruba vem mudando a vida de diversas crianças e jovens por meio da prática de artes marciais. Considerada uma das modalidades mais tradicionais do município, a prática hoje atende mais de 100 alunos em polos espalhados nos bairros Guabiruba Sul, Lageado Baixo, Aymoré e Centro.

Entre esses atletas, que passaram ou que atualmente ainda estão no projeto, muitos já conquistaram medalhas e tiveram destaque, como é o caso de Beatriz Treider Anastácio, que além de seguir representando a equipe, dá aula para cerca de 35 atletas na Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein, no bairro Guabiruba Sul. “Comecei a treinar com 13 anos. Agora estou com 23. Há dez anos treinando e agora também dando aulas através do projeto”, conta ela, orgulhosa com a iniciativa.

Como funciona
O projeto tem apoio da prefeitura do município, que faz o pagamento dos professores através do Programa Bolsa-Técnico. Recentemente, a Câmara de Vereadores também aprovou um convênio de origem do Executivo para o repasse de R$ 30 mil que auxiliarão no custeio da entidade.

A secretária de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Márcia Hochsprung Watanabe, lembra que, além do pagamento de dois técnicos, outros quatro atletas também recebem bolsa. A iniciativa conta, ainda, com dois projetos aprovados em parceria com o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

O poder público mantém parceria com as escolas, que abrem seus espaços para a prática, ofertada de forma gratuita a todos os alunos que tenham interesse. Os pais também contribuem com a associação de forma voluntária. “O nosso foco é ajudar as crianças mais carentes, para que tenham oportunidade no esporte. Queremos trazer os alunos para o projeto com objetivo de ensinar valores para a vida, principalmente para que eles sejam bons cidadãos e, caso queiram, possam no futuro continuar treinando e competindo como atletas”, destaca Beatriz.

Os treinos ocorrem em dias alternados, de duas a três vezes por semana, conforme os polos. Além dos atletas que fazem parte da base, a Associação Guabirubense de Karatê também prepara os atletas para as competições. Nas últimas semanas, inclusive, dois caratecas do grupo saíram vitoriosos na disputa da etapa estadual dos Jogos Escolares. No próximo fim de semana, alunos de todos os polos ainda participarão do campeonato municipal que será realizado na cidade.

Mais informações sobre o projeto do karatê de Guabiruba podem ser obtidas diretamente com a Associação Guabirubense de Karatê ou com a Secretaria de Esportes de Guabiruba.