Home Outros Eleições 2023 – Conheça um pouco mais do perfil de André Vechi e as propostas para o esporte

Eleições 2023 – Conheça um pouco mais do perfil de André Vechi e as propostas para o esporte

Candidato do DC forma chapa junto com Deco Batisti, do PL

por esportesc
0

As eleições atípicas de Brusque mobilizam a cidade e modificam o cenário tranquilo da primavera brusquense. No próximo dia 3 de setembro, a população novamente vai as urnas escolher o seu representante para prefeito e vice-prefeito.

Assim como fez em todas as últimas eleições, o Jornal EsporteSC, mais uma vez, se envolve no processo democrático da nossa cidade para ajudar você, eleitor, a tomar a melhor decisão em 3 de setembro.

As reportagens serão divididas em duas partes. A primeira já foi publicada na edição impressa do Jornal EsporteSC de 10 de agosto e você acompanha agora em nosso portal, já a segunda será publicada na versão impressa de 1º de setembro e reproduzida no online, a dois dias das eleições, no ápice da disputa à prefeitura municipal.

Confira a primeira entrevista desta série inicial de reportagens com o candidato a prefeito André Vechi (DC); Nesta quarta (16), a partir das 17h30, você poderá ler no EsporteSC.com.br a entrevista com o candidato Alessandro Simas (PP). Na quinta (17) será publicada a entrevista com Paulo Eccel (PT), e na sexta-feira com o candidato William Molina (MDB).

  • Coligação: Avança Brusque, em Defesa da Liberdade!
  • Prefeito: André Vechi (DC) – Vereador e atual prefeito interino de Brusque
  • Vice: Deco Batisti (PL) – Vereador
  • Número na urna: 27

“Entendi que minha missão, o meu chamado ao dever, era tentar mudar a realidade de pessoas que, como eu, sofreram nas mãos do Estado”

André vechi, candidato a prefeito de brusque

Principais propostas do candidato para a área do esporte

  • Adquirir transporte próprio para que a FME possa levar atletas do município para competições regionais e interestaduais;
  • Definir critérios justos e objetivos para a concessão do Programa Arthur Schlosser (bolsas atleta e técnico), fazendo com que o mesmo deixe de ser um instrumento político;
  • Ampliar políticas públicas para aprimoramento e expansão de praças, academias ao ar livre e áreas esportivas nos bairros;
  • Fortalecer parcerias com entidades, empresas e associações que promovem a prática esportiva;
  • Aprimorar as ações de iniciação esportiva (esporte de base), além de ampliar as modalidades para crianças e adolescentes nas localidades de Brusque.

Nome completo: André Vechi
Naturalidade: Brusque
Idade: 34 anos
Bairro que mora em Brusque: Souza Cruz
Cargos públicos já ocupados: Gerente de Projetos (Blumenau); Coordenador, Diretor de Gestão Estratégica, Diretor-Geral de Gestão Estratégica, Secretário de Governo e Gestão Estratégica (Brusque); Vereador (2021-2023), Prefeito Interino (2023 até o momento)
Status civil: Casado
Nome da esposa: Letícia dos Santos
Filhos: Sem filhos
Hobbies: Jogar basquete, ler, jogar videogame, assistir séries com a esposa
Chapa: André Vechi (DC) e Deco Batisti (PL)
Coligação: Avança Brusque! Em Defesa da Liberdade (DC, PL, Republicanos)
Número na urna: 27

Quem sou eu? (Apresentação do candidato) 
Sou André Vechi, 34 anos, natural de Brusque. Fui criado no bairro Limeira, pela Vera e pelo Betinho, meus pais e exemplos de vida. Sou apaixonado pela minha esposa Letícia, e também sou tutor da Liza, uma cachorrinha caramelo que trouxe alegria pra nossa casa! Sou de direita, liberal, e meu maior sonho é mostrar que é possível fazer uma política diferente, pautada na eficiência e focada no cidadão.

Para você família é?…
Família é um dos quatro pilares inegociáveis em nossas vidas, junto de Deus, Pátria e Liberdade. É o que fica quando todo mundo vai embora. É quem nos ajuda quando precisamos. É o que faz tudo valer a pena. Sou grato à Deus pela minha família.

Porque o candidato resolveu ingressar na vida pública?
Quando mais jovem, decidi montar uma empresa. Tempos depois, percebi que possuía um sócio invisível chamado Estado, que me tirava muito e não retribuía nada. Depois de fechá-la, decidi estudar administração pública e ir para o “outro lado do balcão”. Naquele momento, entendi que minha missão, o meu chamado ao dever, era tentar mudar a realidade de pessoas que, como eu, sofreram nas mãos do Estado. 

Pratica ou já praticou algum esporte? Se sim, quais?
O esporte representa uma parte importantíssima na minha vida. Sempre estudei em escola pública, até o ensino médio, quando fui como aluno bolsista do Cônsul. Eu era aluno-atleta de basquete e xadrez. Ainda hoje, quando posso e me sobra tempo, bato uma bolinha com a rapaziada. Modéstia a parte, ainda faço umas cestas (risos)! 

Atualmente, Brusque gasta mais de 2 milhões anuais (cerca de 50% do orçamento) com o Bolsa-Atleta e Bolsa Técnico, o que tem a dizer sobre esse programa e qual a sua visão sobre esse tipo de incentivo?
Se utilizado de maneira correta, ambos configuram uma grande política pública para o esporte. Mas da forma como vem sendo operado nos últimos anos, cheio de problemas e de situações suspeitas, não passa de um instrumento político para que o gestor possa beneficiar amigos e indicados. Vamos moralizar essas bolsas, determinando critérios claros e objetivos para que os atletas de Brusque não sejam injustiçados. Ambos os projetos serão um case nacional de transparência.

Ainda sobre o Bolsa-Atleta, recentemente, houveram muitas críticas de atletas e da comunidade sobre o modelo de distribuição das bolsas, que não deixa os critérios bem definidos para concessão do benefício e, em especial, dos valores destinados a cada atleta. Efetivamente, como dar transparência a esse processo, de forma que o programa cumpra seu papel de inclusão esportiva e deixe de ser visto como um instrumento de uso político?
Começa por definir um regulamento moderno, trazendo a ele critérios específicos e justos para a distribuição destes recursos. Se o atleta atender os critérios, é contemplado. Se não atender, não podemos deixar brechas apenas por ele ser um “amigo do rei”. Acima de tudo, é necessário fazer com que esta política-pública seja fiscalizada por um conselho, dissolvendo a influência política que existe há anos. Assim, traremos governança e faremos com que o objetivo real seja atingido. Não é difícil. Dá pra fazer! Basta vontade.

Na próxima edição (1º/9)
Confira a segunda parte da entrevista com André Vechi na edição de EsporteSC de 1º de setembro, antevéspera das eleições, com o posicionamento do candidato sobre os temais abaixo:

  • Perfil de indicação para o cargo de diretor-geral da FME
  • Compromisso do candidato para resolver os problemas de infraestrutura da Arena Brusque
  • Posicionamento sobre o uso de recursos do poder público para construção de um estádio para o Brusque FC
  • Porque o candidato é o melhor nome para ser o prefeito de Brusque
  • Defina seu vice em 500 caracteres

Demais temas: Ampliação de recursos para a FME, inclusão efetiva do esporte feminino, acabar com problemas de goteiras e umidade na Arena Brusque, valorização do esporte comunitário, levar mais iniciativas esportivas aos bairros;