Neste domingo (2), milhões de catarinenses vão às urnas escolher os seus representantes para o mandato de 2023 a 2026. Somente em Santa Catarina, aproximadamente 5.5 milhões de pessoas estão aptas ao voto. Apenas na região de Brusque, Guabiruba e Botuverá são cerca de 115 mil eleitores e 16 candidatos com residência nesta microrregião estão entre os concorrentes que disputam o voto do eleitorado. São 9 pleiteantes ao cargo de Deputado Estadual e outros 7 à Câmara Federal. Por isso, o Jornal EsporteSC, como já é de praxe às vésperas das eleições, produziu uma edição especial em sua versão impressa desta sexta-feira (30). Todas as reportagens com os candidatos você pode conferir também em nosso portal. O quinto candidato é Paulinho Sestrem, candidato a Deputado Federal pelo Podemos. Confira abaixo a entrevista.
Ficha do candidato
Nome completo: Paulo Rodrigo Sestrem
Idade: 41 anos
Escolaridade: Pós-graduado
Naturalidade: Brusquense
Formação: Gestão e Segurança de Trânsito
Status civil: Casado
Partido: Podemos
Nome e número na urna: Paulinho Sestrem – 1900
Já ocupou cargo público?
Atualmente sou funcionário público na área de trânsito, licenciado para atividade política. Fui Coordenador do IBPLAM (2009 -2012), Secretário de Trânsito e Mobilidade (2013 -2015) e Coordenador de Trânsito de Guabiruba (2015-2016). Em 2016, pelo PRP, fui eleito com 1.250 votos e fiz um mandato marcado pela transparência, participação e muito trabalho junto às comunidades da cidade.
Principal proposta como candidato?
A representatividade. Nossa cidade está há quase 20 anos sem um deputado e temos perdido muito com isso, não só no esporte, mas na saúde, educação, infraestrutura/mobilidade, segurança pública, cultura e outras. Tenho uma eleição muito boa, vim para um partido que me dá chances reais de vencer. Me preparei há mais de um ano para ser o representante de Brusque na Câmara.
Em relação ao esporte: qual ligação do candidato com o esporte?
Desde criança adoro o esporte. Foi através dele que consolidei minha disciplina, organização, companheirismo e competividade. Fui jogador do Brusque e atuei em vários clubes de futebol amador em Brusque, Gaspar, Sáo Joáo Batista, Navegantes e Nova Trento.
O que pensa sobre? Tem alguma proposta para a área, caso eleito?
Compactuar projetos a nível federal para nossa região, com parcerias público-privadas, pois quando falamos de esporte, falamos de todas as modalidades. Enquanto vereador, conheci de perto a realidade e dificuldade dos abnegados por manter projetos que só estão de pé por essas pessoas. Necessitamos garantir a estrutura mínima para que não fiquem reféns de rifas, macarronadas e por aí vai para seu custeio básico.
Já fez algo ou desenvolveu alguma atividade relacionado a valorização e/ou desenvolvimento do esporte?
Além de ser atleta e ficar sempre atento às necessidades das modalidades, enquanto vereador tive oportunidades de formular audiência pública sobre o esporte, onde diversas modalidades tiveram sua vez de se apresentar de forma decente para a cidade, demonstrando conquistas, dificuldades e sonhos. Foi um momento especial que me fez ficar ainda mais apaixonado por nossa cidade.
Para você a política é….
“Servir as pessoas. Quando um político se elege, muitos esquecem que foram colocados lá pela população. Entrei na vida pública para fazer a diferença, não vou envergonhar minha família, amigos e eleitores, por isso sempre segui a linha do trabalho sério, transparente e de participação. Gosto de estar com as pessoas e me colocar à disposição para melhorar a vida delas. É uma vocação que me move todos os dias”