Neste domingo (2), milhões de catarinenses vão às urnas escolher os seus representantes para o mandato de 2023 a 2026. Somente em Santa Catarina, aproximadamente 5.5 milhões de pessoas estão aptas ao voto. Apenas na região de Brusque, Guabiruba e Botuverá são cerca de 115 mil eleitores e 16 candidatos com residência nesta microrregião estão entre os concorrentes que disputam o voto do eleitorado. São 9 pleiteantes ao cargo de Deputado Estadual e outros 7 à Câmara Federal. Por isso, o Jornal EsporteSC, como já é de praxe às vésperas das eleições, produziu uma edição especial em sua versão impressa desta sexta-feira (30). Todas as reportagens com os candidatos você pode conferir também em nosso portal. O quarto candidato é a postulante ao cargo de Deputada Federal Marise Tormena, do PTB. Confira abaixo a entrevista.
Ficha da candidata
Apresentação: Marise Tormena
Idade : 50 anos
Formação: Pós-graduada
Naturalidade: Brusque
Formação: Administração com pós-graduação em Matemática
Status civil: Divorciada
Partido: PTB
Nome e número na urna: 1452
Já ocupou algum cargo público?
Não, não aceitei ser a candidata a nada até agora por não ter tempo hábil para me dedicar a política, agora sim com filhos adultos me sinto pronta.
Principal proposta como candidata?
Dar maior atenção aos agricultores da nossa região, ao esporte, às rodovias e a Assistência Social.
Em relação ao esporte: Qual ligação do (a) candidato (a) com o esporte?
Como mãe, sempre quis e fiz questão de ter meus filhos desenvolvendo algum tipo de esporte, seja futebol, ou vôlei. Crianças envolvidas no esporte têm mais respeito à comunidade, aprendem a trabalhar em equipe, ter responsabilidades, e que a disputa ,desde que sadia, faz vencedores.
O que pensa sobre? Tem alguma proposta para a área, caso eleito (a)?
Sim, com certeza. Penso que deveria haver mais escolinhas de esporte, desde crianças até a formação de jovens e adultos para competições profissionais. Inclusive com verba direcionada a bolsas de estudos para crianças que se empenham no esporte. Hoje Santa Catarina está com defasagem de jovens direcionados nesta área, inclusive sem profissionais para disputas profissionais representando nosso estado, são pouco valorizados.
Já fez algo ou desenvolveu alguma atividade relacionada a valorização e/ou desenvolvimento do esporte?
Não tive chance. Já tentei formar uma associação de moradores para montar escolinha de esportes para crianças, jovens e adultos. Mas tive pouco ou nenhuma ajuda do município, inclusive comprei um terreno para sede que doaria para a fundação do projeto, mas estou esperando resposta para o projeto aqui em Botuverá, até já teria professores, mas não tive retorno ainda.
Para você a política é…?
“Um meio de o povo ter como reivindicar suas necessidades, os políticos de uma forma geral tem que ser representantes direto do povo”