Home Outros Eleições no EsporteSC: Conheça propostas da candidata a Deputada Federal Kátia Costa

Eleições no EsporteSC: Conheça propostas da candidata a Deputada Federal Kátia Costa

“Política é viver em sociedade, trabalhando políticas públicas que atendam a todas, todes e todos”

por esportesc
0

Neste domingo (2), milhões de catarinenses vão às urnas escolher os seus representantes para o mandato de 2023 a 2026. Somente em Santa Catarina, aproximadamente 5.5 milhões de pessoas estão aptas ao voto. Apenas na região de Brusque, Guabiruba e Botuverá são cerca de 115 mil eleitores e 16 candidatos com residência nesta microrregião estão entre os concorrentes que disputam o voto do eleitorado. São 9 pleiteantes ao cargo de Deputado Estadual e outros 7 à Câmara Federal. Por isso, o Jornal EsporteSC, como já é de praxe às vésperas das eleições, produziu uma edição especial em sua versão impressa desta sexta-feira (30). Todas as reportagens com os candidatos você pode conferir também em nosso portal. O terceiro candidato é a postulante ao cargo de Deputada Federal Kátia Costa, do PSOL. Confira abaixo a entrevista.

Ficha do candidato
Nome completo: Kátia Maria Costa
Idade: 51 anos
Escolaridade: Superior completo com Especialização
Naturalidade: Florianópolis
Formação: Biblioteconomia
Status civil: Solteira
Partido: Psol
Nome e número na urna: Kátia Costa – 5025

Quem sou eu? Breve apresentação pessoal.

“Kátia Costa, nascida em Florianópolis, 51 anos, mãe de duas mulheres, servidora pública e bibliotecária, formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, pós graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares pela UFSC, forrozeira, amante da Arte e da Cultura. A frente de movimentos associativos e já estive em conselhos de cultura do município e do Estado”



Já ocupou cargos públicos?
Sou efetiva na Fundação Cultural de Brusque, no setor Biblioteca Pública Ary Cabral há 13 anos.

Principal proposta como candidata?
Muitas são as necessidades para o Brasil, trabalho no setor cultural por muitos anos e percebi o quanto são necessários retornos satisfatórios, esses retornos são educacionais, culturais e econômicos.

Em relação ao esporte: Qual ligação da candidata com o esporte?

Durante minha juventude fui jogadora de Handebol, jogando por Florianópolis. Amo esporte, entendo a necessidade da atividade física para a vida. Tenho um envolvimento com o setor, pois minha filha mais velha é formada em educação física, e de perto acompanho os percalços e superações da área. O esporte é movimento, seja ele qual for e sempre traz qualidade de vida para as pessoas.

O que pensa sobre? Tem alguma proposta para a área, caso eleito (a)?
Há um número enorme de sedentários no Brasil. Segundo dados do Ministério do Esporte, quase 46% da população brasileira não pratica esportes ou faz alguma atividade física. Isso sobrecarrega, por exemplo, a área da saúde, menos pessoas se “mexendo”, mais pessoas doentes, exaustas, indispostas. Queremos cria o Sistema Nacional de Esporte e Lazer, ingressos sociais acessíveis a população de baixa rend, Incentivar o esporte de base, dentro das escolas; entre outros.

Já fez algo ou desenvolveu alguma atividade relacionada a valorização e/ou desenvolvimento do esporte?
Ainda não tive essa oportunidade diretamente.

Para você a política é….?

Política é viver em sociedade, trabalhando políticas públicas que atendam a todas, todes e todos, para que a população tenha acesso a cultura, arte, esporte, educação, saúde. É criar oportunidades, mostrar a cidadã e cidadãos que temos direitos e obrigações que não devem ser pensadas somente durante a eleição, mas todos os dias.