Neste domingo (2), milhões de catarinenses vão às urnas escolher os seus representantes para o mandato de 2023 a 2026. Somente em Santa Catarina, aproximadamente 5.5 milhões de pessoas estão aptas ao voto. Apenas na região de Brusque, Guabiruba e Botuverá são cerca de 115 mil eleitores e 16 candidatos com residência nesta microrregião estão entre os concorrentes que disputam o voto do eleitorado. São 9 pleiteantes ao cargo de Deputado Estadual e outros 7 à Câmara Federal. Por isso, o Jornal EsporteSC, como já é de praxe às vésperas das eleições, produziu uma edição especial em sua versão impressa desta sexta-feira (30). Todas as reportagens com os candidatos você pode conferir também em nosso portal. O segundo candidato a Deputado Federal é Deivis Junior, do MDB. Confira abaixo a entrevista.
Ficha do candidato
Nome completo: Deivis da Silva
Idade: 50 anos
Escolaridade: Superior completo
Naturalidade: Brusque
Formação: Administração
Status civil: Casado
Partido: MDB
Nome e número na urna: Deivis Junior – 1522
Já ocupou cargo público?
Fui superintendente da Fundação Municipal de Esportes, pasta à qual tenho grande ligação, sendo responsável, inclusive, por ajudar na implementação do Conselho e do Sistema Municipal de Esportes, entre outras reformulações na pasta. Também fui Secretário de Assistência Social e Habitação e agora estou no meu segundo mandato como vereador.
Principal proposta como candidato?
Vou criar o núcleo de projetos, equipe especializada para ajudar nossas entidades esportivas a obter recursos.
Motorista multado pode destinar parte da multa para entidades sem fins lucrativos – Vou fazer um projeto de lei para que 30% do recurso da multa possa ser destinado para entidades sem fins lucrativos. Fim da escolha dos Ministros do STF pelo presidente da República, a escolha vai ser técnica.
Em relação ao esporte: Qual ligação do candidato com o esporte?
Tenho uma ligação muito estreita com o esporte, desde os tempos de rádio na cobertura esportiva, quanto no período que fui superintendente da Fundação de Esportes. Então, eu tenho uma ligação muito estreita, por isso, além de conhecer bem a área, tenho proposta específica para o esporte.
O que pensa sobre? Tem alguma proposta para a área, caso eleito?
O esporte é de extrema importância e sei o quanto precisa ser valorizado, por isso vou criar o núcleo de projetos. Muitas vezes as instituições necessitam de recursos e nem sempre eles são fáceis, ao mesmo tempo, há meios de acessar vários recursos, elaborando projetos com leis de abatimento fiscal, como a Lei do Incentivo ao Esporte. Vamos ajudar a organizar a documentação, elaborar os projetos e auxiliar na busca de recursos, fazer esta ponte para que, além do auxílio, tenhamos condições de deixar mais recursos em nosso estado e nossa região.
Já fez algo ou desenvolveu alguma atividade relacionado a valorização e/ou desenvolvimento do esporte?
Como superintendente da FME Brusque, fui um dos responsáveis por ajudar na implementação do Conselho e do Sistema Municipal de Esportes, além disso, como vereador, fui responsável pela lei do Bolsa Técnico, que trouxe mais garantia para os treinadores de Brusque.
Para você a política é….
“Para mim a política é o meio de transformar a vida das pessoas, por isso entrei para a política. Sempre trabalhei para fazer a diferença, comecei a perceber que se eu quisesse fazer mais e atender mais pessoas o caminho seria a política. Eu reclamava de ver os que fazem coisas erradas a tomar conta, está aí o esquema do mensalão, por isso resolvi entrar e fazer a diferença. Por isso estou preparado para ser deputado federal e representar a nossa região”.