Home Bicicross Equipe de ciclismo de Brusque celebra ouro nos Jasc

Equipe de ciclismo de Brusque celebra ouro nos Jasc

Confraternização reuniu atletas atuais e outros que já marcaram época no município

por Sidney Silva
0

Atletas do presente e do passado do ciclismo brusquense se reuniram na Toca do Coelho, na Sociedade Santos Dumont, para celebrarem o título dos Jogos Abertos de Santa Catarina. O primeiro lugar conquistado em São José foi o quarto ouro nos últimos 10 anos, período em que a cidade também teve outros quatro troféus de segundo lugar, sempre marcando presença no pódio da principal competição esportiva do estado.

Além de atletas de todas as disciplinas do ciclismo, o evento também contou com o reconhecimento do poder público. O prefeito de Brusque, Ari Vequi, esteve presente ao lado de secretários municipais, do diretor-geral da FME Brusque, Edson Garcia, e de representantes da Câmara de Vereadores, entre eles o presidente do Legislativo, Alessandro Simas, e o vereador Deivis Junior. Ambos os parlamentares já chegaram a ser superintendes da Fundação de Esporte.

Técnico da equipe campeã, Eduardo Gohr enalteceu a presença de todos que contribuíram para o desenvolvimento do ciclismo brusquense, que há pelo menos três décadas é protagonista no estado e também em nível nacional. Gohr citou, por exemplo, a importância da presença de referências da modalidade como os atletas olímpicos Márcio May e Soelito Gohr. Ele ainda agradeceu empresários que sempre apoiaram o ciclismo, além do investimento do poder público. “Todos vocês que estão aqui, de alguma forma, ajudam na construção da história e tradição do ciclismo de Brusque”.

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, parabenizou todos os atletas que ‘tão bem representam a cidade’. “Temos aqui várias gerações diferentes, mas todas muito vitoriosas”, diz ele, que lembrou também de outras modalidades que tiveram destaque nos Jasc, como voleibol, basquete e futsal feminino.

O diretor-geral da FME, Edson Garcia, ressaltou a importância do ciclismo para o esporte da cidade. “Nossos atletas mostraram a força de Brusque. A Prefeitura sempre será uma grande parceira para que possamos manter essa referência nacional”, diz.

Representante da disciplina que mais deu pontos para Brusque no ciclismo dos Jogos Abertos, Helcius Zimmermann aproveitou a presença do prefeito e demais autoridades para lembrar da força da modalidade e importância para os resultados alcançados. Ele mostrou preocupação com a falta de renovação de atletas para que a cidade possa se manter sempre no topo. “Respeito todas as modalidades, mas temos que voltar os olhos para o BMX, porque foram 26 pontos muito importantes para Brusque e isso foi fruto do que se plantou lá atrás.  Por isso, precisamos ter atenção com essa modalidade, para que em cinco anos possamos continuar tendo essa representatividade, com novos atletas surgindo na Olesc e outras competições”, destacou, acompanhado de Gohr. “Sabemos que o BMX é o início de tudo, onde o atleta tem o primeiro contato com o ciclismo, por isso, temos sim que olhar com carinho para a modalidade”.