Home Esportes Radicais Equipes brusquenses disputarão a final do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura

Equipes brusquenses disputarão a final do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura

Representantes da equipe Eco Race, os atletas garantiram vaga na final após vencerem a etapa final do Campeonato Catarinense disputada no último dia 26 de novembro em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.

por Sidney Silva
0

Os brusquenses Fabiano Zimermann e André Ristow vão representar a cidade na final do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura. A competição será disputada em Minas Gerais no próximo dia 17.

Representantes da equipe Eco Race, os atletas garantiram vaga na final após vencerem a etapa final do Campeonato Catarinense disputada no último dia 26 de novembro em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.

A vitória veio após 15 horas de prova e garantiu o título catarinense e consequentemente a vaga para o brasileiro. “Foi uma prova dura e muito disputada pelas equipes, em grande parte noturna, com largada às 6 horas da tarde e chegada as 9 horas e 30 da manhã de domingo”, conta Zimermann. 

A prova foi disputada nas modalidades de canoagem, mountain bike, trekking , escalada e orientação com mapa e bússola. O título da dupla brusquense veio na categoria Expedição, para atletas experientes. Há ainda a categoria Aventura, voltada a competidores iniciantes. O campeonato é disputado em duas formações: quartetos e duplas.

Essa foi a segunda vez que Zimermann e Ristow conquistam o título. A outra havia sido em 2014. Além de ambos, os brusquenses Murilo Kreusch e André Klabunde também garantiram vaga no Brasileiro. Os atletas da equipe Em Busca do Dragão finalizaram a etapa de Rio do Sul em terceiro lugar e acabaram com o vice-campeonato na classificação geral. Os três primeiros colocados de cada estado garantem vaga no Brasileiro. No ranking nacional, as duplas da Eco Race e Em Busca do Dragão ocupam a sexta e sétima colocação, respectivamente.

Segundo Zimermann as duplas vão com boas expectativas para a final nacional, já que o Catarinense é um dos campeonatos mais disputados e de maior nível técnico do país. “O Campeonato Catarinense de Corridas de Aventura (CCCA) é um circuito conceituado que vem acontecendo há mais de 10 anos no estado”, destaca.

A competição é dividida em etapas ao longo do ano, passando por diversas cidades. Este ano, Catarinense teve cinco etapas realizadas nas cidades de Gaspar, Guabiruba, Treviso , São Pedro de Alcântara e Rio do Sul. As etapas do CCCA pontuam para o próprio campeonato estadual, e também para o Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura.

Sobre a Corrida de Aventura
A Corrida de Aventura é uma competição multiesportiva, basicamente composta por quatro modalidades: Mountain Bike, Trekking, Canoagem e Técnicas Verticais. As provas acontecem em meio à natureza, em lugares geralmente inabitados.

O diferencial destes tipos de provas é que não existe um trajeto marcado ou definido.  A progressão é feita através de uma carta topográfica, contendo os PCs  (postos de controle), por onde as equipes devem validar sua passagem até a chegada. A navegação/orientação com mapa faz parte do esporte, e usar estratégias são fundamentais para um bom resultado.