Home Brusque EsporteSC TV recebe representantes da natação brusquense

EsporteSC TV recebe representantes da natação brusquense

Bate papo destacou o projeto Nadador do Futuro e fez balanço das atividades na pandemia

por Redação
0

O EsporteSC TV recebeu na última terça-feira (13) dois importantes nomes da natação de Brusque. José Armando Vasquez Soto, o Bay, e Dani Moritz. Bay é treinador da equipe Natação Brusque/FME/Havan, e Dani é presidente da Abain – Associação Brusquense de Amigos e Incentivadores da Natação , além de coordenadora do projeto de Natação de Brusque. Entre os assuntos tratados, destaque para o projeto com crianças de escolas públicas de Brusque e o crescimento do esporte mesmo na pandemia.

NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO: Entre no grupo de notícias do EsporteSC no Whatsapp e fique por dentro das principais informações do esporte de Brusque e região.

No encontro, os convidados relataram o papel social da natação e as expectativas para o retorno depois da pandemia. A iniciativa lançada em 2019 continua com grande procura. Segundo Dani, a natação está popularizada em Brusque e com isso leva oportunidades às crianças. “O projeto tirou a natação do estereótipo de que o esporte é elitizado. Queremos mudar isso de verdade e dar oportunidades a quem realmente não tem condições e sonha com o esporte”, comenta.

“O projeto tirou a natação do estereótipo de que o esporte é elitizado”, Dani Moritz, presidente da Abain

95 crianças participaram do projeto em 2019. Fotos: Sidney Silva/Arquivo EsporteSC

Bay destacou a importância do aumento das atividades físicas na cidade durante a pandemia e também a procura pela natação. “As pessoas estão se dando conta de que as atividades físicas são importantes para a saúde. E nós estamos vendo um crescimento também em outros esportes como corrida e ciclismo. As academias estão cheias e com muitas crianças, algumas inclusive com fila de espera, devido à procura”, conclui.

De olho no retorno
Os planos para o futuro do projeto são promissores. Parcerias com academias e definição dos professores estão prontas. De acordo com Bay, quando os colégios receberem o sinal verde pós-pandemia, os trabalhos voltam a todo vapor. “Já temos os horários marcados e com os professores acertados em cada academia. Só estamos esperando a liberação dos colégios para podermos chamar as crianças que queiram aprender a nadar ou se adaptar a esportes aquáticos”, relata. Além disso, crianças acima de 11 anos que já praticam o esporte terão a oportunidade de se aperfeiçoar.

Projeto conta com apoio da FME e academias da cidade. Foto: Sidney Silva

Entenda o projeto

O projeto social Nadador do Futuro tem apoio da FME – Fundação Municipal de Esportes de Brusque, em parceria com as academias Viva, CCN e Gaivota. A FME paga os professores das academias por meio do Bolsa Técnico. Em troca os professores, com horários e estrutura disponibilizados pelas academias, atendem os alunos da comunidade, inscritos no projeto. Em 2019, primeiro ano da iniciativa, 95 crianças participaram sem nenhuma desistência. Podem se inscrever alunos da rede pública municipal de ensino e que tenham entre 9 e 13 anos e no mínimo 1,40m.

O EsporteSC TV vai ao ar às terças e quintas feiras a partir das 19h30 ao vivo no Facebook do EsporteSC e na TV Brusque canal 21.