Home Campeonato Catarinense Estadual de Fut 7 feminino: Atlético Catarinense busca título inédito

Estadual de Fut 7 feminino: Atlético Catarinense busca título inédito

Equipe disputa o Campeonato Catarinense pela quinta vez

por Lucia Chaves
0

As quadras de grama sintética da Arena R1, em Palhoça, vão sediar nos dias 11 e 12 de dezembro as finais do Campeonato Catarinense de Futebol 7 Feminino. A competição é promovida pela Associação Futebol 7 Brasil, principal entidade desta modalidade no país, e reunirá as seis melhores equipes de Santa Catarina.

Com um histórico de títulos que contempla três mundiais interclubes e outros diversos troféus nacionais, o Figueirense/Paula Ramos, atual hexacampeão estadual, mais uma vez chega como favorito ao título. No entanto, os adversários têm se mostrado cada vez mais competitivos, ameaçando a hegemonia das Avinegras do Estreito, que na primeira fase vão enfrentar Joinville e Chelsea, de São José.

Na outra chave, se enfrentam Atlético Catarinense, Triunfo Independente (ambos de São José) e Damas da Bola, de Joinville.

Fundado há seis anos em São José, o Atlético Catarinense disputa o Catarinense de Futebol 7 pela 5ª vez. Nos últimos dois estaduais, em 2019 e 2020, a equipe chegou à final, mas deixou o título escapar. Mesmo assim, o duplo vice-campeonato mostrou a evolução do grupo. Os treinos ocorrem na própria Arena R1, principal apoiadora do projeto, que oferece a estrutura às atletas desde o início do time, em 2015. Cinco delas estão no grupo desde o começo: Aninha Vambomel, Bah Martins, Thay Valtrin, Juh Borges e Pamela Nascimento, o que dá uma amostragem de que o entrosamento dentro de quadra é o ponto forte da equipe.

Fora das quatro linhas está outro trunfo do Atlético Catarinense: o técnico Diego Muller, professor de Educação Física formado pela Univale, que está no cargo desde 2015, quando o projeto ainda era apenas uma ideia no papel.

Para a presidente do Atlético, Thay Valtrim, que divide as funções administrativas com as de atleta, Diego tem uma relevância ainda maior no projeto. Mesmo com apoio de rifas, ajuda de amigos e até ações para arrecadar fundos nos semáforos, ele foi o principal apoiador até meados de 2021, quando finalmente o Atlético passou a contar com um patrocinador master. Desde então, as atletas não têm mais que arcar com despesas de inscrição, viagens e alimentação. Além disso, convênios com apoiadores garantem acompanhamento clínico de psicóloga, fisioterapeuta e academia à disposição para um grupo de 18 atletas.

Nesses seis anos, o Atlético Catarinense já emplacou seis nomes na seleção brasileira da modalidade, escolhida por profissionais da Futebol 7 Brasil. Dentro da quadra, o clube já conquistou a Copa Sul e foi por duas vezes vezes terceiro colocado na Liga das Américas, sendo uma dessas conquistas ocorridas no Uruguai, em 2019, onde foi a única equipe catarinense na competição. O Atlético também é atualmente a única equipe do estado a participar de todas as competições da Futebol 7 Brasil, desde 2017.

Foto: Divulgação